19.11.2018
Texto Básico: Mateus 18:18-20 – Marcos 16:14-18
Texto Devocional: Atos 18
Texto Chave: Marcos 16:15: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
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Introdução – As últimas palavra de Jesus, após a ressurreição e antes da ascensão, foram registradas pelos quatro evangelistas como a Grande Comissão para aqueles que continuariam a Sua obra. Naturalmente cada evangelista registra a ordem do Senhor de acordo com a própria compreensão, mas todos os quatro têm o mesmo enfoque: evangelizar todos os povos da terra, sem preconceito de classe, raça, sexo ou religião. Nos lábios de Jesus, a Grande Comissão expressa o amor cósmico de Deus pela humanidade – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16). A ordem engloba todas as nações, todas as coisas, todos os tempos.
Harmonia dos Evangelhos na Grande Comissão
Cremos que uma contínua reflexão sobre a missão da igreja no mundo é necessária para que os crentes percam a visão evangelística e missionária. Jesus disse a Zaqueu: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19:10). Por isso, propomos abordar a Grande Comissão nos quatro evangelhos, na perspectiva da missão de Jesus na terra.
Análise Textual e Teologia Prática
Análise Textual
A Grande Comissão de Jesus tem suas raízes na chamada de Abraão, conforme Gênesis 12:1-2. Pela história de Israel, a Grande Comissão foi se confirmando em passagens veterotestamentárias, tais como: Salmo 67; 113; Isaías 60; Jonas 1. Juntando os textos do Nove Testamento citados na introdução desta lição, podemos separar cinco palavras para uma boa análise da Grande Comissão.
Ide
O verbo, como aparece no texto de Marcos 16:15, não é uma ordem que a igreja pode ou não obedecer. É uma ordem que indica uma ação contínua, dinâmica e irreversível. A igreja, como Abraão, tem que ser uma bênção a todas as famílias da terra. Não ir se quiser. A igreja não pode deixar de ir. É exatamente com esse sentido que Pedro trata os crentes de “peregrinos forasteiros” (1Pe 2:11).
Mundo
Uma simples observação do lugar importante que o termo “mundo” (cosmos) tem no Novo Testamento deverá ser suficiente para demonstrar a dimensão cósmica da Grande Comissão. A obra de Deus, em Cristo, trata diretamente do mundo como um todo, não simplesmente do indivíduo. Portanto, uma soteriologia que não leve em conta a relação entre evangelho e o mundo não faz justiça ao ensino bíblico.
Mas, o que é mundo?
Mundo é a soma total da criação, o universo, os céus e a terra que Deus criou no princípio, e que Ele recriará (Ef 1:10; Cl 1:16; 1Co 15:24; 2Pe 3:13; Ap 21:24). Em um sentido mais limitado, o mundo é a ordem presente da existência humana; o contexto da vida humana no espaço e no tempo; o sistema (Lc 12:22; Jo 12:25; 1Jo 2:14).
Pregai
O congresso de evangelismo de Lausanne, na Suíça, realizado em 1972, desenvolveu-se sobre o sugestivo tema “Para que toda a terra ouça a voz de Deus”. Porém, Paulo diz: “como ouvirão se não há quem pregue?” (Rm 10:14). O pregar no Novo Testamento é mais que um discurso. É kerigma, que indica proclamar “Boas Novas”; proclamar as virtudes de Cristo; anunciar o ano aceitável do Senhor; ensinar todos os decretos Deus. Martun Lloyd-Jones disse: “Para mim a pregação é a mais elevada, a maior e a mais gloriosa vocação para a qual alguém pode ser chamado”.
Evangelho
A palavra em si significa: boas-novas, boas-notícias e é acompanhada de vários atributos que determinam o seu sentido mais profundo:
O evangelho a ser proclamado é a confirmação de que Jesus é o Messias, o Cristo de Israel. Nele está o cumprimento de todas as promessas contidas no Antigo Testamento. O evangelho tem seu ponto de partida na encarnação do “Verbo”, é sustentado pelo “Verbo Encarnado” e tem o seu fim no “Verbo”. É assim que começa o evangelho de João: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1:1). Esse “Verbo” é Jesus Cristo, o evangelho encarnado.
Criatura
A palavra “criatura”, na Grande Comissão, indica pessoa gerada e não regenerada. Ainda que saibamos que o evangelho, na mais larga extensão, tem bênçãos para as pessoas regeneradas, na Grande Comissão, o evangelho é a boa nova de que Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). É pelo evangelho que a pessoa deixa de ser uma simples criatura e ganha a condição de filha de Deus, pessoa regenerada, nascida de novo (cf Jo 1:13-13). Infelizmente a miopia da igreja não a deixa ver o mundo como Jesus a vê e como Ele o colocou na Grande Comissão. Então o que fazer para reparar esse mal? “Erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejaram para a ceifa” (Jo 4:35).
Teologia Prática
Para a igreja não há dois assuntos tão importantes como a teologia e a evangelização. Uma atitude de indiferença para com a teologia seria a desmotivação para a evangelização. De igual maneira, uma atitude de indiferença para com a evangelização seria a derrocada da teologia como espinha dorsal da igreja. A teologia da Grande Comissão na perspectiva redentora de Deus – “Porque Deus amou ao mundo...” (Jo 3:16) desenvolveu-se em quatro dimensões:
Dimensão Geográfica
“...tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8).
Dimensão Étnica
Essa é a Grande Comissão a visão transcultural
Dimensão Social
A teologia da Grande Comissão é sem preconceitos.
Dimensão religiosa
Religiosidade não garante a evangelização de ninguém. Paulo evangelizava os religiosos de Atenas no seu formoso discurso no Areópago: “Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está escrito: Ao Deus desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio” (At 17:22-23). Mas quem são esses religiosos para onde a Grande Comissão manda a igreja?
Conclusão
A teologia da Grande Comissão é a súmula da doutrina bíblica de missões e evangelismo, É a prática da igreja como povo de Deus tirado do mundo (1Pe 2:9); povo de Deus colocado no mundo (Mt 5:13) e povo de Deus enviado ao mundo (Mc 16:15). De tudo que aprendemos, quais as lições que devemos tirar para nossa vida?
Que a Grande Comissão é a única saída para a igreja fazer a vontade de Deus.
Que a chamada para o serviço da Grande Comissão vem para quem está no caminho da obediência.
Que a nossa confiança para o serviço da Grande Comissão deve estar no poder de Cristo e não em nós. “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5).
Que o alvo da Grande Comissão é o mundo.
Que devemos anunciar toda a verdade de Deus contida na Grande Comissão.
Que podemos contar com a presença de Deus no cumprimento da Grande Comissão.
Que devemos separar os melhores da igreja para o cumprimento da Grande Comissão.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br