18.02.2019
Texto Básico: Atos 20:17-38
Texto Devocional: João 10:1-18
Texto Chave: Atos 20:31: “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, cada um..”
Leia a Bíblia diariamente:
Dia |
Texto |
Segunda |
1Corintios 1:10-20 |
Terça |
1Coríntios 2:1-16 |
Quarta |
1Coríntios 3:1-9 |
Quinta |
1Coríntios 3:10-18 |
Sexta |
1Coríntios 9:1-18 |
Sábado |
1Coríntios 9:19-27 |
Domingo |
Apocalipse 2:1-7 |
Introdução – “Tendo dito estas coisas, ajoelhando-se, orou com todos eles. Então, houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam” (At 20:36-37). Esses detalhes da despedida de Paulo da igreja em Éfeso revelam quanto o apóstolo era amado pelos irmãos efésios!
Por que Paulo teve essa despedida tão cheia de afetos e fortes emoções? O que ele fez ou falou para deixar uma marca tão profunda em sua despedida dos irmãos em Éfeso? O que caracterizou o ministério desse homem, o trabalho missionário deste apóstolo que levou os irmãos a sentir tanto a sua partida? Agradeçamos a Deus o fato de Lucas ter registrado esse relatório missionário de Paulo, pois ele revela as razões de Paulo ter deixado saudades em Éfeso.
I. A Conduta Irrepreensível .
Ao dizer “vós vem sabeis”, Paulo está enfatizando que a sua conduta era conhecida por todos, “em todo o empo, desde o primeiro dia”. Isso é o que a Bíblia chama de ser “irrepreensível”. (1Tm 3:2). O termo original denota alguém “sem acusação”, “sem crime” ou “sem defeito”. No grego clássico, desde Platão, significava uma pessoa ou coisa contra quem não pode ser feita acusação alguma. Assim é o missionário Paulo! De fato, um imitador de Cristo (1Co 11:1).
Nesse relatório missionário, podemos perceber alguns detalhes da conduta de Paulo que servem de exemplo para todos os missionários de Cristo hoje.
1. Humildade - “...servindo ao Senhor com toda a humildade...”
(Atos 20:19)
Pode parecer estranho a própria pessoa achar que é humilde. Todavia, o conceito é mais amplo que se possa pensar. Paulo pode estar referindo-se tanto à “recusa de reivindicar alguma coisa para si mesmo (2Co 11:7; 1TS 2:6), quanto às humilhações que passou no ministério”. Então, ele está falando das suas humilhações e da postura perante as pessoas. Seja o que for, vale lembrar que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4:6).
2. Lágrimas
(Atos 20:19)
Essa “secreção aquosa, levemente alcalina”, que sai dos olhos pode ter variadas motivações. No versículo, a palavra está entre “humildade” e “provações”, o que pode indicar que essas “lágrimas” são o sinal das dores e do sofrimento que o apóstolo sentia no coração por causa do amor pela igreja, e tristeza pelos que não obedeciam ao evangelho de Cristo (Rm 9:2; 2Co 2:4; Fp 3:18).
3. Provações
(Atos 20:19)
“Situações aflitivas e penosas que tiram a tranquilidade e trazem muita angústia.” essa é uma boa definição do que sejam as “provocações”. Em 2Coríntios 11:22-29 encontramos uma lista completa do que Paulo chamava de “provocações”.
Testemunhos (ou relatórios) missionários que só enfatizam a dor, o sofrimento e as provações não são compatíveis com o que Deus tem realizado por meio dos servos Dele. Sabemos que muitas vezes a tarefa é árdua. Ezequiel foi chamado para pregar a um povo difícil. Deus disse a esse profeta: “Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração” (Ez 3:7). Mesmo assim, o Senhor havia declarado: “Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta” (Ez 2:5).
II. O Zelo pelo Ensino da Palavra .
Há três fatos que merecem destaque nesse assunto.
1. O Conteúdo da Mensagem
(Atos 20:21)
O que Paulo pregava? Nesse relatório ele declara a sua mensagem: “… testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]” (At 20:21). Na carta aos Coríntios afirmou: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2:2). O coração do evangelho é que Cristo morreu pelos nossos pecados (1Co 15:3-4).
Paulo deixa claro a todos os missionários que a mensagem do evangelho de Jesus Cristo é a mesma “tanto a judeus como a gregos”, isso significa que o testemunho é para ser levado até aos confins da terra (At 1:8).
2. A Abrangência da Mensagem
(At 20:26-27)
Paulo tem a consciência do dever cumprido. A expressão “estou limpo do sangue de todos” (At 20:26) retrata a linguagem de culpa por causar a morte de outra pessoa. O sentido da expressão é “eu não tenho culpa da morte dessa pessoa”. Aqui, o apóstolo está aplicando no sentido espiritual, como que dizendo: “se alguém rejeitar ou apostatar do evangelho, a culpa não será minha”. Porque ele jamais deixou de anunciar “todo o desígnio de Deus” (At 20:27). A mesma ideia aparece em Ezequiel 33:1-5 em que o profeta descreve a responsabilidade do atalaia
Já vimos que a essência da mensagem de Paulo é o evangelho puro e simples de Cristo. Entretanto, o que envolve “todo o desígnio de Deus”? A palavra “desígnio” é tradução de boule, que também foi traduzida no NT por “conselho” e “propósito”. A NVI traduziu “Pois não deixe de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.
Isso quer dizer que Paulo não era pregador de uma só mensagem. Ele pregava o evangelho de Jesus Cristo para que muitos se arrependessem e cressem. Mas também pregava da criação à consumação. Será que os missionários de hoje estão pregando “todo o desígnio de Deus”? O autor da carta aos Hebreus afirmou que “todo aquele se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos” (Hb 5:13-14).
A solidez e a consistência do alimento estão na variedade e não apenas na profundidade. Os nutricionistas ensinam que a alimentação saudável é a alimentação equilibrada. Na prática, significa que o prato precisa conter diferentes nutrientes para que o organismo recebe proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas, minerais e água, necessários para a saúde.
Da mesma formam, o crescimento espiritual saudável é caracterizado pela alimentação equilibrada da palavra de Deus.
3. A Individualidade na Mensagem
(At 20:20,31)
Assim como Jesus, Paulo também tinha o ministério público e o particular. Eles falavam para muitas pessoas (às vezes multidões) e também ensinavam individualmente. No relatório, Paulo mencionou que ensinava “publicamente e também de casa em casa” (At 20:20), e que “por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um” (At 20:31).
Embora estejam no ministério há anos, muitos não têm aproveitado as oportunidades para ensinar a Palavra individualmente. Algumas pessoas precisam de cuidados especiais. Werner de Boor comenta que “nesse ponto reside um dos principais danos da atual vida eclesial. Diante do grande número de atividades não reservamos mais tempo nem energias para o indivíduo. Apesar disso, a vida de toda uma igreja depende da vida dos indivíduos. Pessoas isoladas, abandonadas à própria sorte, atolam, definham, adoecem, tornando-se assim um empecilho oculto e um foco de enfermidade espiritual para a igreja. Não podemos considerar secundário ou supérfluo algo em que Paulo investiu sua força noite e dia nas novas igrejas vivas” (Atos dos Apóstolos – Comentário Esperança, p.299).
III. A Preocupação me Proteger o Rebanho .
Sabemos que os lobos são os principais inimigos das ovelhas. Caçando sozinhos ou em grupos, eram uma ameaça constante. No caso da igreja de Éfeso, os lobos são os falsos mestres ou ensinadores heréticos que “…falarão coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles” (At 20:30). Isso quer dizer que alguns vão distorcer a verdade. E aqui reside o grande problema das heresias: não é uma “nova verdade”, mas a distorção da verdade, por esse motivo é que muitos são enganados.
Vimos na lição 16 quantos desafios os novos convertidos enfrentam no começo da vida cristã (ambientes, falsos conceitos, passado). Além dessas barreiras que precisam ser vencidas, existem os falsos mestres que, conforme afirmou Paulo, podem se levantar de dentro da própria igreja (At 20:30).
Como os falsos mestres agem na igreja? Basicamente de duas maneiras.
1. Ideologias
Ideologia é o conjunto de ideias que orienta as ações sociais de uma pessoa ou grupo. Em nosso século, a ideologia que prevalece é o pós-modernismo. Esse sistema ideológico deve seu nome às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950, quando se encerra o modernismo. Algumas ideologias do pós-modernismo são: secularização, consumismo, pluralismo religioso, privatização e relativismo moral.
2. Heresias
O apóstolo Paulo escreveu sobre o perigo do “vento de doutrina” (Ef 4:14); Jesus profetizou: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mt 24:24); e João advertiu a igreja acerca dos enganadores (1Jo 2:26; 3:7).
Que é uma heresia? O sentido básico do termo é “escolha”. Com o passar dos anos, tomou o sentido de uma doutrina ou interpretação teológica que alguém adota, mas é rejeitada como falsa. As heresias deturpam os pontos essenciais, fundamentais ou inegociáveis da fé evangélica, como mencionados a seguir.
a. A Trindade de Deus (Mt 18:19).
b. A Bíblia como autoridade final (2Tm 3:16).
c. Divindade eterna de Jesus Cristo (Jo 1:1).
d. Mediação exclusiva de Jesus Cristo (1Tm 2:5).
e. Morte expiatória e ressurreição corporal de Jesus Cristo (1Co 15:3-4).
A certeza do apóstolo - “eu sei” (At, 20:29) – foi confirmada na história da igreja de Éfeso. Em anos posteriores, essa igreja sofreu com doutrinas heréticas influentes. As duas cartas a Timóteo e a carta de Cristo a Éfeso, em Apocalipse 2:1-7, comprovam que Paulo tinha a direção de Deus para se preocupar com a invasão dos “lobos vorazes”.
Conclusão - O missionário Paulo, fundador de igrejas, é um modelo a ser seguido, como ele próprio afirmou em 1Coríntios 11:1. Levou cada pessoa a sério, investindo seu tempo e seu coração em prol da sua alma. Embora tivesse noventa e nove ovelhas no aprisco, não deixava de se preocupar com uma ovelha, mas a procurava e a ensinava dia e noite.
Missionário que deixa saudades é aquele que sacrifica a si mesmo para guiar, alimentar e proteger o rebanho de Cristo Jesus, o bom pastor.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br