TV PIBCI

Leitura Diária


11.03.2019

Noé, Pregador da Justiça

 

 

Texto Básico: Gênesis 6:8-22

 

Texto Devocional: Mateus 24:37-39

 

Texto Chave: Gênesis 6:9: “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos. Noé andava com Deus.”

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

Segunda

Gênesis 7:1-12

Terça

Gênesis 7:13-24

Quarta

Gênesis 8:1-11

Quinta

Gênesis 8:12-22

Sexta

Gênesis 9:1-13

Sábado

Gênesis 9:14-29

Domingo

Hebreus 11:7

 

 

A história de Noé motiva-nos a refletir solenemente na influência que pode exercer, neste tempo presente, o crente fiel e obediente.

 

Aquele homem viveu em época de crises em que a lama da corrupção e da violência atolava a alma humana e a deixava sufocada e escravizada à miséria e ruína. Aquele homem na sua integridade não se deixou levar pelas práticas comuns e normais de seus contemporâneos, mas seguiu o caminho estreito da obediência e santidade.

 

Noé foi diferente. Não foi arrastado pelas correntes impetuosas da maldade; era como um peixe, que nadava contra a correnteza da mesmice, da popularidade e das ideias naturais dos homens sem Deus.

 

Olhando o viver de Noé, somos levados, pela graça de Deus, a um viver diferente e pleno de comunhão no meio de uma geração talvez maios corrompida e perversa do que a geração antediluviana. Façamos esta caminhada histórica e aprendamos a ser diferentes.

 

À semelhança de Enoque, Noé também andava com Deus numa autêntica vida de servo.

 

 

  I. Vivendo Sob a Graça de Deus .

(Gn 6:8-13)

No versículo 8, lemos: “Porém, Noé achou graça diante de Deus”. Aqui está o segredo de uma bida vitoriosa e triunfante. É a graça de Deus que nos habilitou a usufruirmos forças espirituais e termos sabedoria vivencial neste mundo tenebroso.

 

Enquanto a maldade dos contemporâneos de Noé se multiplicava, a ponto de o Senhor ter-se arrependido de haver formado a raça humana (v. 7-8), a expressão: “Porém” do versículo 8 revela-nos uma mudança histórica devida à infinita graça de Deus, vivida por um homem.

 

1. A Graça Transformadora

(Gn 6:8-9)

A vida diferente de Noé era resultado da abundante graça derramada sobre ele. Assim como a graça de Deus em Tito 2:12 tem seu poder pedagógico no conceito paulino, também, o agraciado Noé foi educado por ela.

 

2. A Graça Salvadora

A arca feita por Noé e arquitetada por Deus era o meio de salvação para Noé, para todos os seus familiares e, ainda, para os que confiassem naquela provisão salvadora. Era a graça de Deus oferecendo salvação a todos, pela fé.

 

Hoje, temos Aquele a quem a arca tipificou, Jesus, a graça manifestada (Tt 2:11).

 

 

  II. Vivendo Sob a Direção de Deus .

(Gn 6:14-7:5)

Noé tinha sensibilidade espiritual para discernir a vontade de Deus num mundo caótico e, por isso, agiu sob a direção de Deus.

 

1. Direção Quanto aos Detalhes da Arca

(Gn 6:14-16)

Muitos de nós achamos que Deus não está interessado em detalhes e, por isso, negligenciamos as coisas pequenas. Este texto ensina-nos verdade diferente.

 

2. Direção Quanto ao Iminente Juízo de Deus

(Gn 6:13,17)

Jeová revelou o Seu julgamento justiceiro para aquela geração perversa. Noé tinha consciência disso e, pelos muitos anos de seu laborioso trabalho, tornou-se uma mensagem prática da sua convicção.

 

3. Direção Quanto à Obediência

(Gn 6:22; 7:5)

Noé sabia exatamente o que fazer, e assim teve a coragem de obedecer, em tudo, a Deus.

 

 

  III. Andando Sob o Pacto com Deus .

 (Gn 6:18; 8:20-22; 9:1-9)

Quando o homem é fiel e obediente, Deus o recompensa com promessas, alianças e bênçãos, as quais se tornam consequência da fé que uma vez foi dada aos santos.

 

Em Noé vemos a fé que agrada a Deus (Hb 11:7) e que move o coração divino a fazer um concerto em que o Senhor se compromete a abençoar o homem e a sua posteridade (9:9).

 

1. As Promessas do Pacto

(Gn 8:21-22; 9:11-17)

a. Não mais a destruição da terra por dilúvio.

b. Carme para alimentos (9:5).

 

2. O Sinal do Pacto

(Gn 9:13-17)

Lembremo-nos do novo pacto que Deus fez conosco na pessoa de Jesus. A nova aliança do Seu sangue derramado por nós na cruz do Calvário (1Co 11:23-25).

 

Cristo é o refúgio e o abrigo para o crente, assim como a arca abrigou e refugiou Noé e sua família. O viver de Noé nos ensina que é possível andar com Deus, sob Sua graça, com justiça, retidão e integridade. É possível, em meio a tanta corrupção e maldade, o cristão ter a sua caminhada sob a direção e orientação do Senhor. É possível ter, ainda, a sensibilidade espiritual para discernir os tempos e épocas em que o julgamento divino cairá sobre esta geração.

 

 

  IV. Andando Fora da Vontade de Deus .

(Gn 9:20-29)

Quem podia imaginar a cena que vemos nestes versículos: um homem que era “íntegro entre os seus contemporâneos” e “andava com Deus” (Gn 6:9) cair como ele caiu. “Embriagou-se” e criou um escândalo para seus filhos (v. 21-23). Como foi possível para esse gigante de fé cair como ele caiu? Isso mostra a veracidade da afirmação de Paulo: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia” (1Co 10:12).

 

 

  Conclusão   - Vivemos em um tempo tão complicado quanto o de Noé, Desde a queda e Adão e Eva até a volta de Jesus, “o mundo inteiro jaz no maligno” (1Jo 5:19), mas assim como Noé, também “somos de Deus”. A graça de Deus veio até nós por meio de Jesus Cristo, firmando um novo pacto, uma nova aliança conosco, e no ensinou a vontade de Deus.

 

Noé é um grande exemplo de que é possível ir na contramão do mundo e sua história nos ensina que não basta começar bem, o mais difícil é terminar bem. Persistamos na vontade de Deus pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo!

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web