TV PIBCI

Leitura Diária


25.03.2019

Jó, Homem Justo num Universo Diabólico

 

 

Texto Básico: Jó 1:1-22

 

Texto Devocional: Salmo 142:1-7

 

Texto Chave: Jó 1:22: “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”.

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

Segunda

Jó 1:1-12

Terça

Jó 1:13-22

Quarta

Jó 2:1-13

Quinta

Jó 3:1-10

Sexta

Jó 3:11-26

Sábado

Mateus 5:1-12

Domingo

Salmos 22:1-31

 

 

Para alguns historiadores, o nome Jó é apenas figura de um personagem para servir de título de um livro. Essa opinião não tem consistência porque Jó é mencionado em outros livros da Bíblia (Ez 14;14, 18, 20, Tg 5:11). Os árabes conservarem tradições a respeito de Jó como personagem pertencente aos patriarcas. É lembrado como homem rico que, por sua fidelidade a Deus, foi provado na sua vida e prosperidade.

 

A terra de Jó era Uz, que ficava ao sul de Edom e a oeste do deserto da Arábia, região deserta que se estende para o leste, chegando até Babilônia. Era uma região de criadores e agricultores, como eram os edomitas e amonitas dos tempos bíblicos.

 

 

   I. Quem era Jó?   .

 

Pouca coisa sabemos a respeito desse extraordinário homem bíblico, a não ser as indicações que aparecem no capítulo primeiro do livro que leva o seu nome.

 

1. Um Homem Íntegro e Reto

 

Homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal”. (Jó 1:1).

 

2. Um Homem Rico

 

Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas” (Jó 1:3).

 

Pelo número de juntas de bois, podemos inferir as imensas áreas a serem lavradas com abundantes colheitas de cereais.

 

3. Tinha Numerosa Família

Nasceram-lhe sete filhos e três filhas” (Jó 1:2)

Não tinha harém como outros da sua época. A sua religião era tal que não lhe permitia a poligamia.

 

4. Um Sacerdote Familiar

Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava” (Jó 1:5)

A Bíblia não nos informa muito sobre o modo de viver dos povos primitivos, porém nos diz o bastante para sabermos que o sacerdócio tribal era uma das facetas religiosas daqueles dias.

 

 

   II. Os Conflitos de Jó  .

 

Com todos os seus poderes, o diabo entra em luta com Jó para o destruir, conflitando profundamente a sua vida. Essa luta desdobra-se em cinco quadros – dois assaltos, duas catástrofes e uma doença.

 

Quadro I

Vieram os sabeus, árabes, e levaram os bois e mataram os criados. Um só escapou para dar a triste notícia (Jó 1:15).

 

Quadro II

Fogo caiu do céu e queimou as ovelhas e os servos. Só escapou um para dar a notícia (Jó 1:16).

 

Quadro III

Três bandos de caldeus deram em cima dos camelos, levaram—nos, e mataram à espada os criados, só escapando um para contar a história. (Jó 1:17)

 

Quadro IV

Os filhos de Jó banqueteavam0se, como era costume, quando um vento impetuoso deu sobre os quatro cantos da casa de a derrubou, matando a todos, só escapando m servo para dar a notícia (Jó 1:18-19).

 

Quadro V

O mais doloroso dos quadros é a doença de Jó. “Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2:7).

 

 

   III. A Perseverança de Jó  .

 

Jó perdeu tudo, mas conservou sua fé em Deus. “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21-22). Jó vê destruída a sua riqueza, a sua família e a sua saúde, mas permanece ao lado de Deus. Ele teve muitas lutas, muitas discussões com seus amigos, Argumentou com o próprio Deus sobre a razão do seu sofrimento, mas nunca duvidou de que o Senhor estava no comando de tudo. Ele disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).

 

Finalmente Deus intervém. Como é precioso o caítulo 42 de Jó! Deus dá um basta na ciranda diabólica na vida de Jó. Um basta de Deus a Satanás muda totalmente a sorte de Jó.

 

1. Restauração Espiritual

(Jó 42:7-10)

Vale ressaltar que a elevação de Jó como líder espiritual foi bem maior que a sua elevação material.

 

2. Restauração Material

(Jó 42:11-17)

O momento de transição da vida de Jó ocorreu quando ele orou por seus amigos. O ponto alto na vida de Jó está no versículo 10: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra”.

 

 

  Conclusão   - Para encerrar esta lição sobre o justo Jó, podemos dizer que, imitando seu exemplo, nós estamos capacitados para enfrentar Satanás e vencê-lo. Satanás é muito mais real do que imaginamos. Pedro diz em sua primeira epístola: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5:8).

 

 

 

 

 

 Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web