01.04.2019
Texto Básico: Êxodo 2:1-10
Texto Devocional: Hebreus 11:23-29
Texto Chave: Miqueias 6:4: “Pois te fiz sair do Egito e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã”.
Leia a Bíblia diariamente:
Dia |
Texto |
Segunda |
Salmos 14:1-7 |
Terça |
Salmos 127:1-5 |
Quarta |
Salmos 128:1-6 |
Quinta |
Atos 7:17-29 |
Sexta |
Atos 7:30-38 |
Sábado |
Hebreus 11:23-29 |
Domingo |
Romanos 11:25-36 |
“Na Falta de visão, o povo perece” (Pv 29:18, de uma versão em inglês). Sendo a família a base da sociedade, na falta de visão dos pais, os filhos perecem e, consequentemente, uma nação (Ez 37:11). Esse era o quadro de Israel, no Egito. Os dons e a vocação de Deus, porém, são irrevogáveis (Rm 11:29). Ele escolheu, entre os filhos de Israel, uma família levita para a realização dos Seus propósitos (Êx 2:1). Estendeu a Sua misericórdia à Joquebede (Êx 2:2), casada com um sobrinho (êx 6:20; Rm 11:32) e deu-lhe uma visão. O nome dela significa “Senhor da Glória”. Por seu intermédio, Deus traria os filhos: Moisés, Arão e Miriã para conduzir Israel dos gemidos (Êx 2:24) à glória (Êx 40:34-35). Visão magnifica de Deus! O Senhor da Glória habitando entre Israel (êx 25:8), entre nós (Jo 1:14) e por toda eternidade (Ap 21:3). Vamos notar três feições da visão concedida a Joquebede.
I. Contemplada .
Visão baseada na vontade intencional de Deus. Joquebede meditava. Sua nação suspirava sob o jugo opressor (êx 1:13-14). Seu marido, Anrão passava o dia fora de casa, sujeito ao trabalho árduo. Deus concedera temor às parteiras (Êx 1:21) para o seu filho viver. A visão nasce no coração dela e se desenvolve pela apropriação dos dons divinos.
1. Fé
Diante da obscuridade dos fatos, há certeza e convicção da fidelidade de Deus e do cumprimento de Suas promessas (Hb 11:1; Gn 15:13-14). Pela fé, Joquebede viu a formosura do menino, do ponto de vista de Deus (At 7:20), como escolhido Dele para uma obra especial (Êx2:2). Contemplando o invisível, ela foi honrada na galeria dos heróis da fé, ao lado do seu marido (Hb 11:23).
2. Sabedoria
A fé em Deus conduz à verdadeira sabedoria, do alto, cheia de bons frutos (Tg 3:17). Joquebede confiou no Senhor e não se estribou na sua própria sabedoria (Pv 3:5). Essa é a maneira correta de se alcançar a orientação divina para a vida (tg 1:5/7). A mulher sábia edifica a sua casa (Pv 14:1), guarda-a da ruína e livra-a de perigos (Um estudo feito sobre problemas do lar mostra que especialmente o problema de sexo entre os adolescentes é encontrado quando os pais (a mãe em particular) vivem fora do lar, por necessidade de trabalho ou por divertimento). Os que desconhecem as prioridades de Deus caem sempre em apuro. Paulo fala delas na ordem de importância dos relacionamentos: Deus (Ef 5:18), marido e mulher (Ef 5:22-25), filhos e pais (Ef 6:1-4) e, por último, o trabalho – servos e senhores (Ef 6:5-9). Joquebede sabia o que era mais importante, depois de Deus: seu marido e seus filhos. Ela estava no posto de responsabilidade que deus lhe conferira (Tt 2:5). Só ali ela poderia ter uma percepção clara do que estava acontecendo e receberia de Deus a sabedoria para proteger o filho (êx 2:3; Is 28:26-29).
II. Colaboradora .
Visão baseada na vontade circunstancial de Deus. Joquebede Agia. Deus Se compraz em convidar pessoas a cooperar na execução do Seu plano (1Co 3:9). Satanás procura impedir a visão original de Deus, por meio de circunstâncias difíceis. É como se a visão estivesse para morrer. Joquebede, porém, estava pronta a colaborar com Deus, permitindo que Ele desenvolvesse nela as qualidades de mulher virtuosa.
1. Coragem
Ela não temeu o rei (Hb 11:23) e não consentiu no seu plano diabólico. Satanás agia tentando frustrar o plano de Deus. Ele é homicida desde o princípio (Jo 8:44) e tem ódio tirânico a crianças, seres indefesos criados à imagem e semelhança de Deus. Por isso, e pelo exemplo de humildade delas (Mc 10:14) ele tenta destruí-las. Instigou Herodes a isso (Mt 2:16), levou Hitler a ordenar a inseminação animal nas mulheres judias e continua inspirando pessoas à prática e legalização do aborto. Deus, porém, tem proteção especial a Seus escolhidos. Ele começa a obra no ventre materno (Sl 139:13-17), frustra os desígnios do Seu arqui-inimigo. Joquebede, por sua vez, colabora com Deus. Seu filho tem direito à vida, e deus tem uma tarefa para ele.
2. Paciência
Joquebede soubera esperar o tempo de Deus para agir. Enquanto ela espera, Deus trabalha (Is 64:4). A paciência se reveste de autocontrole, não permitindo que se corra na frente de Deus e tudo acabe mal (Sl 37:5-7). Sara não se revestiu dessa virtude. Por não esperar o tempo de Deus no cumprimento da visão, o nascimento de Ismael lhe foi como espinho na carne (Gn 21:9) e trouxe problemas futuros. Haja vista os conflitos entre judeus e árabes.
3. Mansidão
Joquebede entregava os seus direitos a Deus. Ela sabia que a criança era de Deus e lha entregou. Deus devolveu-a (Rm 11:35; Ex 2:8-10). Acaso? Mistério? Coincidência? Não. Caminhos insondáveis de Deus! (Rm 11:33) Deus traçara o caminho da filha do rei (Pv 21:1).
4. Influência
Miriã recebera influência materna (Ez 16:44) e a obra de salvação fora completa (Êx 2:4). Também, no colo materno, o zelo de Deus foi inculcado a Moisés, proba evidente de não se deixar mais tarde ser influenciado pela corte egípcia pagã (At 7:23-25; Hb 11:27). A fé transmitida aos filhos repercutiu, também, entre irmãos. Arão era profeta de Moisés, diante de Faraó (Êx 7:1; Pv 22:6).
III. Consumada .
Visão baseada na vontade final de Deus (J´42:2). Joquebede contemplou a visão, colaborou com Deus e, pela fé, deve ter-se apropriado da promessa do salmista (Sl 138:8) para o cumprimento da visão. Talvez não tenha visto o fruto do seu trabalho (Hb 11:39). O importante é que o Espírito Santo registra para nós: Deus apareceu a Moisés, como o Deus de seus pais (Êx 3:15) e mais tarde colocou os três filhos de Joquebede e Antão no quadro de honra (Mq 6:4):
- Moisés – chefe libertador de Israel (At 7:35);
- Arão – chefe sacerdócio escolhido da tribo dos pais (Êx 28:1);
- Miriã – primeira mulher profetisa e cantora (Êx 15:20).
Conclusão - Deus está com a linhagem do justo (Sl 14:5) e lhe tem concedido misericórdia (êx 20:6). Alguns pais têm errado na visão (Is 28:7), e Deus tem visitado a iniquidade deles na sua descendência (Êx 20:5).
Uma estatística de Educação Cristã comprova o fato de que um casal de vida desregrada, errado na visão, teve filhos, netos, bisnetos moralmente decaídos; ao passo que um casal justo, temente a Deus, teve descendentes que exerceram as mais nobres funções – úteis a Deus, à sociedade e à pátria (Pv 20:7).
Que todos estejam atentos a essa grande verdade, especialmente as mães! Que todas possam ser ma~es de visão, como Joquebede!
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br