08.04.2019
Texto Básico: Êxodo 4:14-17
Texto Devocional: Êxodo 28:1-2
Texto Chave: 1Pedro 2:9: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”.
Leia a Bíblia diariamente:
Dia |
Texto |
Segunda |
Êxodo 7:1-7 |
Terça |
Êxodo 7:8-13 |
Quarta |
Êxodo 12:37-51 |
Quinta |
Êxodo 32:1-10 |
Sexta |
Êxodo 32:19-24 |
Sábado |
Êxodo 32:25-35 |
Domingo |
Números 12:1-16 |
Arão era o filho primogênito de Antão e Joquebede, e irmão mais velho de Miriã e Moisés. Ele nasceu no Egito, na escravidão, num lar hebreu simples, mas temente a Deus, desde pequenos, Anrão e Joquebede devem ter instruído seus filhos, sobre o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Devem ter contado a eles da confiança que José demonstrou na hora da morte ao declarar a seus irmãos que “Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó” (Gn 50:24).
Arão e sua família, sofrendo no Egito sem liberdade e direitos, devem ter esperado com ansiedade o cumprimento dessa promessa de Deus e se perguntado: De que maneira Deus vai nos libertar? É impressionante como os três filhos de Anrão e Joquebede, um casal humilde, se tornaram líderes do povo de Israel. Especialmente Arão e Moisés foram usados para conduzir o povo de Israel da escravidão do Egito até a Terra Prometida.
I. O Sucesso de Arão .
1. Arão, a “Boca” de Moisés
Quando Moisés se recusou a ir falar com Faraó, dando a desculpa que nunca teve facilidade para falar, Deus disse que Arão, homem que “fala fluentemente”, “falará por ti ao povo; ele te será por boca” (Êx 4:14-15).
Deus mandou Arão ao deserto para encontrar seu irmão. Lá, Moisés explicou a Arão tudo o que Deus havia falado. Então, os dois voltaram ao Egito, reuniram o povo, e Arão transmitiu tudo o que Deus havia dito a Moisés – que Deus viu a aflição do povo, ouviu seu clamor e conheceu seu sofrimento. Arão declarou que Deus tinha um plano para libertar o povo da escravidão.
Perante Faraó, era Arão quem falava. Deus disse a Moisés “Tu falarás tudo o que eu te ordenar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó” (êx 7:2). Arão se tornou profeta – transmitindo ao povo a palavra de Deus, dada a Moisés.
2. Arão, Ajudante do seu Irmão
Arão sempre apoiava seu irmão. Vemos isso claramente quando os amalequitas vieram atacar os israelitas. Josué era comandante do exército, enquanto Moisés subiu o monte com a vara do Senhor na mão. Essa vara não era mágica, mas algo que lembrava vem os milagres que Deus havia feito no passado para Seu povo. Arão e Hur também subiram o monte com Moisés, e, quando as mãos de Moisés ficavam cansadas, Arão e Hur o ajudavam a mantê-las para cima. Assim a batalha foi ganha!
3. Arão, o Sumo Sacerdote
Deus chamou Arão para ser sacerdote (Êx 28:1-2) e escolheu sua tribo, a tribo de Levi, para exercer o sacerdócio. Arão, como sumo sacerdote, era o único autorizado a entrar no Santo dos Santos uma vez por ano. Em Hebreus 5:4 lemos que “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão”. No Salmo 106:16 temos a seguinte descrição de Arão - “Arão, o santo do Senhor”. Ele teve o privilégio de interceder pelo povo perante Deus e de Oficiar os sacrifícios. Mas a Bíblia diz, em Hebreus 7:28, “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza” e Arão mostrou suas fraquezas algumas vezes.
II. As Fraquezas de Arão .
1. Arão, Influenciado pelo Povo
O incidente do bezerro de outo é muito triste e foi marca negativa na história do povo de Israel, em particular na vida de Arão. Moisés demorou no monte, o povo ficou impaciente e disse a Arão: ‘Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós” (Êx 32:1). Arão, em vez de chamar a atenção do povo e impedir a idolatria, usando sua autoridade e influência como porta-voz de Moisés, cedeu ao pedido e fez o bezerro de ouro com as joias do povo. Arão se omitiu nessa ocasião como líder e no dia seguinte permitiu uma festa na qual “o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se” (Êx: 32:6).
Quando Moisés voltou ao acampamento, chamou Arão e logo perguntou: “O que é que esta gente lhe fez, para que você a levasse a cometer esse pecado tão horrível?” (Êx 32:21 NTLH). Moisés reconheceu que Arão era o líder e responsável pelas ações do povo. A resposta de Arão é muito interessante: “Não fique com raiva de mim. Você sabe como este povo está sempre pronto para fazer o mal” (Êx 32:22 NTLH). Isso nos faz lembrar o que aconteceu no jardim do Éden – Adão jogou a culpa na mulher, e Eva jogou a culpa na serpente. Arão tentou jogar a culpa no povo!
Moisés sabia que o culpado era Arão: “Moisés viu que Arão havia deixado o povo completamente em controle” (Êx 32:25 NTLH), mostrando falta de liderança e de responsabilidade. Como líder, Arão se mostrou fraco.
2. Arão, Influenciado pela Irmã
Parece que Arão mostrou a mesma fraqueza quando sua irmã, Miriã, começou a reclamar contra a liderança de Moisés, Ele devia ter chamado a atenção da irmã, lembrando-a de que foi Deus quem chamou Moisés para ser o líder do povo. Mas, mais uma vez, Arão foi incapaz de repreendê-la e exercer sua autoridade, e a Bíblia diz que “disseram: Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós?” (Nm 12:2).
O Senhor ficou irado com os dois, e o resultado foi que Miriã ficou leprosa, e Arão se apavorou quando viu isso. Mas logo Arão reconheceu seu pecado e confessou a Moisés “loucamente procedemos e pecamos” (Nm 12:11); Este pecado dos dois irmãos atrasou a viagem do povo de Israel por uma semana.
Conclusão - Arão trabalhou com seu irmão Moisés durante os quarenta anos no deserto, porém, como ele, não entrou na Terra Prometida. Arão, o primeiro sumo sacerdote, começou a linha dos sacerdotes da tribo de Levi e teve a alegria de ver seu trabalho levado adiante por Eleazar, seu filho, que o sucedeu no cargo. Arão morreu no monte Hor, e o povo chorou sua morte durante trinta dias, mostrando que, apesar das suas fraquezas, ele foi amado pelo povo.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br