TV PIBCI

Leitura Diária


15.04.2019

Miriã, Mulher Ambiciosa

 

 

Texto Básico: Números 12:1-16

 

Texto Devocional: Hebreus 12:14-16

 

Texto Chave: Deuteronômio 24:9: “Lembra-te do que o Senhor, teu Deus, fez a Miriã no caminho, quando saíste do Egito”.

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

Segunda

  Êxodo 1:1-14

Terça

  Êxodo 1:15-22

Quarta

  Êxodo 2:1-10

Quinta

  Êxodo 15:1-21

Sexta

  Números 12:1-9

Sábado

  Números 12:10-16

Domingo

  1Coríntios 10:1-13

 

 

Miriã nasceu em dias difíceis para o seu povo. O povo de Israel era escravo na terra do Egito, mas estava se multiplicando de maneira assustadora aos olhos de Faraó, de modo que ele resolveu acabar com os nenês do sexo masculino que nascessem. No meio dessas tribulações, a mãe de Miriã deu à luz um menino, Moisés, que ela conseguiu esconder em casa durante os primeiros três meses de vida. Todavia, com o crescimento do bebê, ficou impossível guardá-lo em casa mais tempo.

 

 

 

 

   I. Miriã, Mocinha Obediente  .

      (Êx 2:1-10)

 

Miriã era uma menina obediente a seus pais. Não deve ter sido fácil para Miriã deixar suas colegas para tomar conta do seu irmãozinho, na beira do rio Nilo. Ficar lá horas e horas a fio, apenas observando discretamente, quando suas colegas estavam se divertindo juntas – que tarefa chata! Mas ela cumpriu as ordens de sua mãe. E, quando lá apareceu a filha de Faraó e achou a cesta com o nenê, Miriã mostrou coragem e esperteza ao sugerir à princesa que ela podia achar uma babá para cuidar do nenê!

 

Hoje em dia, é difícil achar crianças que obedecem aos pais! Quem são os culpados por isso: os pais ou as crianças? Como pais, muitas vezes, esquecemos a ordem de Deus para nós, a respeito dos filhos: “criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6:4). Sem dúvida, os pais de Miriã devem tê-la ensinado a respeito do Senhor, e devem tê-la trinado para ser obediente.

 

 

   II. Miriã, Mulher Talentosa  .

       (Êx 15:20-21)

 

Muitos anos se passaram. Moisés cresceu e recebeu de Deus a missão de libertar o seu povo da escravidão egípcia. Houve muitas lutas e demora até que finalmente o povo de Israel conseguiu sair do Egito e atravessar o Mar Vermelho. E foi aqui que mais uma vez Miriã reapareceu.

 

Miriã ocupava um lugar de destaque entre o povo de Israel e estava ajudando seus dois irmãos, Moisés, o líder do povo, e Arão, o sacerdote, na liderança. Parece que os três formaram um conselho e eram responsáveis pela vida inteira do povo de Israel. Talvez Miriã representasse o ponto de vista feminino perante seus irmãos! De qualquer forma, ela foi uma reputada líder em Israel.

 

O próprio Deus, em Miqueias 6:4 diz: “enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã”.

 

Aqui vemos Miriã

como profetiza (v.20);

como iniciadora de um louvor criativo (v. 20);

como incentivadora das outras mulheres no louvor (v.21).

 

 

   III. Miriã, Mulher Ambiciosa  .

      (Nm 12:1-3)

 

Foram anos e anos no deserto, e parece que Miriã foi mudando, e seu coração se tornou amargo.

 

1. Ciúme

Será que ela ficou com ciúme da esposa de Moisés, uma mulher estrangeira, ou usou isso apenas como desculpa porque estava com medo de perder seu prestígio entre as mulheres? A Bíblia não nos conta exatamente o que aconteceu, mas sabemos que ela ficou ciumenta: “Porventura tem falado o Senhor somente por Moisés?” (Nm 12:2)

 

2. Orgulho

Ela ficou orgulhosa, também. “Não tem falado (o Senhor) também por nós?” (Nm 12:2).

 

3. Fofoca

Parece que ela ficou fofocando no ouvido de Arão, o tempo todo reclamando de seu irmão, Moisés, e da cunhada. A tragédia é que Arão, sendo um homem fraco, não a repreendeu.

 

Quantas vezes há crentes com ciúme dos dons de outros membros da igreja! Também existem crentes que se orgulha de seus próprios dons! Devemos lembrar constantemente de Gálatas 5:26: “Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja dos outros” e sempre considerar “cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2:3).

 

Mas vejamos a atitude de Moisés nesta triste história! O que se destaca são a força e domínio próprio de Moisés nesta situação desagradável de divisão entre a liderança do povo. Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta às acusações falsas! Ele não fez nada a não ser entregar o problema nas mãos do Senhor. O próprio Deus é o melhor defensor e campeão da Sua própria honra e da de Seus filhos. Também deve ter sido muito desagradável para Moisés o fato de os membros de sua própria família contestarem a sua liderança!

 

Às Vezes, na igreja, surgem problemas e fofocas, e a única coisa sensata a fazer é entregar o problema nas mãos do Senhor, como Moisés fez. Quantas vezes as fofocas na igreja destroem a união entre irmãos de sangue e entre irmãos no corpo de Cristo!

 

 

   IV. Miriã, Mulher Disciplinada pelo Senhor  .

       (Nm 12:4-16)

 

Deus não Se agradou da rebeldia de Miriã, falando com Arão contra seu irmão Moisés e reclamando, erradamente, sua parte no ministério. Deus chamou os dois, Miriã e Arão, e falou da fidelidade de Moisés (v.7-8). É interessante notar o versículo 9 que diz “E a ira do Senhor contra eles se acendeu” - Deus Se irou de Arão também, mas foi Miriã que recebeu o maior castigo – ela ficou leprosa. Arão imediatamente reconheceu seu pecdo perante Moisés: “loucamente procedemos e pecamos” (v.11), e Moisés orou pela restauração de sua irmã. Que grandeza de espírito da parte de Moisés! Nada daquele espírito de “bem feito” ou “ganhou o que merecia!”. A Bíblia tem razão quando diz que Moisés era um homem “mui manso” (v. 3).

 

Mas não foram apenas Miriã, Arão e Moisés e sua família que foram afetados pela ambição de Miriã. Todo o povo de Israel foi afetado, pois enquanto ela estava leprosa, “o povo não partiu” (V. 15). Durante sete dias o povo foi forçado a ficar parado – só por causa do pecado de uma mulher!

 

É bom lembrar que, quando um membro do corpo peca, todos são afetados, “porque nenhum de nós vive para si” (Rm 14:7).

 

 

   V. Miriã, Ex-Líder no Anonimato  .

      (Nm 20:1)

 

Infelizmente, depois desse incidente, nós não sabemos mais a respeito de Miriã, a não ser pela referência a sua morte. Parece que ela perdeu a posição de liderança com seus irmãos e entre as mulheres na direção do louvor ao Senhor. Como é triste quando um líder peca e cai do pedestal!

 

Devemos orar em favor da liderança de nossa igreja e denominação, e daqueles que ocupam cargos de liderança na igreja, seja entre crianças, adolescentes, jovens, homens ou mulheres. Devem tomar cuidado, lembrando sempre o sábio conselho do apóstolo Paulo: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co 10:12).

 

 

  Conclusão   - Lembremos sempre os perigos de inveja, fofoca, ambição no meio cristão. Existem pessoas crentes que gostam de se promover – mostrar seus dons de maneira orgulhosa ou criticar a liderança da igreja. Há também mulheres que gostam de promover seus maridos, como fez Jezabel com o mau rei Acabe. Também existem mulheres como a mãe de Tiago e João, que era ambiciosa para seus filhos, querendo para eles o privilégio de sentar um no lado direito e o outro no lado esquerdo do Senhor Jesus.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web