TV PIBCI

Leitura Diária


06.05.2019

Jefté, de Rejeitado a Líder Influente

 

 

Texto Básico: Juízes 11:1-40

 

Texto Devocional: Hebreus 11:30-40

 

Texto Chave: 1Coríntios 1:27: “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes”.

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

Segunda

Juízes 11:1-6

Terça

Juízes 11:7-11

Quarta

Juízes 11:12-23

Quinta

Juízes 11:24-28

Sexta

Juízes 11:29-40

Sábado

Juízes 12:1-7

Domingo

Salmos 139:1-24

 

 

Se você fosse escrever uma lista de heróis, colocaria na lista uma prostituta ou um filho de prostituta? Duvido! Bem, na galeria da fé de Hebreus 11, achamos o nome de Raabe, aquela prostitua que salvou a vida dos espias em Jericó. Também achamos o nome de Jefté, cuja mãe era uma prostituta. Estranho, não é? Jefté é colocado ao lado de Davi, na galeria da fé. Hebreus 11:38 chama-os de “homens dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra”.

 

 

  I. Um Começo Muito Infeliz   

(Jz 11:1-3)

Quantas crianças chegam a este mundo como Jefté, por causa de um deslize do pai ou da mãe! Como é duro para a criança enfrentar a vida tão cheia de preconceitos! Parece que Gileade, o pai de Jefté, resolveu criar seu filho, mas sua esposa legítima tinha outros filhos. Podemos imaginar os conflitos naquele lar, e os meio-irmãos de Jefté desprezando-o. Talvez a própria mãe deles os instigava. Um relacionamento de madrasta e enteado pode ser difícil, mas parece que Gileade se tornou omisso no seu lar e não se importou muito com o tratamento dispensado a Jefté. Ele, como líder no lar, devia ter chamado a atenção de sua esposa e de seus filhos pela maneira que tratavam Jefté. O responsável pela situação de Jefté era o próprio pai. Afinal das contas, Jefté não pediu para nascer, como acontece hoje em dia com muitas e muitas crianças. Quem pecou quebrando o mandamento do Senhor de Êxodo 20:14 (“Não adulterarás”) foi Gileade. Mas coitado de seu filho! Vemos que Jefté sofreu as consequências do pecado do pai.

 

Quando Jefté cresceu, seus irmãos o expulsaram de casa. Parece que mais uma vez o pai se omitiu. Os irmãos disseram “Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher” (v.2) e Jefté teve de fugir de casa. Que situação triste! Um filho de Israel expulso de casa por um pecado que nem sequer cometeu! E como se sentiu seu pai? Parece que foi um homem que não soube disciplinar seu lar, não soube reunir a família e pedir perdão, nem ensinar o respeito mútuo e o amor entre irmãos. Parece que não houve culto doméstico no lar de Gileade, como o povo de Israel foi instruído em Deuteronômio 6:6-9 - “estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.

 

 

  II. Um Fugitivo Convocado para Liderar seu Povo  .

(Jz 11:3-11)

Jefté, forçado a fugir de casa, foi para a terra de Tobe onde se juntou a uma turma “da pesada”. Provavelmente, foi bastante criticado por causa disso pelas pessoas mais velhas.

 

Muitas vezes pais (e mães) crentes, pelas suas atitudes, afastam seus filhos do lar e do convívio da igreja.

 

Jefté nos faz lembrar do rei Davi, que, ao fugir do rei Saul, se juntou a pessoas difíceis e complexadas. Como aconteceu com o rei Davi, Jefté também se tornou líder do grupo. A fama de Jefté se espalhou. Um dia, seu povo se encontrava em dificuldades com outra nação. É interessante ler que “foram os anciãos de Gileade buscar Jefté” e pedir para ele ser chefe deles. Que mudança radical de atitude para com o filho de uma prostituta! Agora eles querem que o filho da prostituta os ajude contra o inimigo! Veja nos versículos 7 e 9 a resposta de Jefté. Parece que, embora Jefté tenha passado um bom tempo longe do lar e em companhia leviana, ele nunca se esqueceu de Deus, e continuava temente a Deus. Ele reconheceu que era o Senhor que poderia ou não dar vitória na batalha (v.9). Jefté fez um acordo com os anciãos perante o Senhor lá em Mispa (v.11).

 

Lembre-se das palavras do Senhor em Mateus 5:38-39: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”.

 

Jefté nos faz lembrar de outro rapaz na Bíblia que também foi rejeitado pelos seus irmãos, sendo expulso de casa, mas, depois, Deus o elevou à posição de grande destaque na nação. Creio que Jefté podia dizer como José, no Egito, a seus irmãos “é verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente” (Gn 50:20 NTLH). Jefté, pela graça de Deus, teve grandes vitórias e ganhou o respeito e a admiração do seu povo. Deus ajudou Jefté a vencer seus complexos de inferioridade e rejeição, como também o seu ódio, para perdoar seus irmãos. Notamos no versículo 29 que “o Espírito do Senhor veio sobre Jefté”, e ele saiu para vencer os amonitas.

 

 

  III. Um Líder Impulsivo  .

(Jz 11:29-40)

A língua é fogo”, diz a Bíblia. Quantas vezes falamos alguma coisa quando estamos nervosos, preocupados ou zangados, e depois sofremos as consequências! Jefté fez um voto a Deus impensadamente, com consequências tristes para ele e para sua filha, Veja o voto impulsivo de Jefté em Juízes 11:31. Talvez ele fosse influenciado pela cultura de Canaã ao fazer este vogo e esqueceu que Deus requer obediência e não sacrifício.

 

Uma coisa louvável é que Jefté cumpriu sua palavra, embora fosse muito difícil para ele fazê-lo. Você sempre cumpre sua palavra mesmo quando custa?

 

 

  IV. Um Líder Sábio  .

(Jz 12:1-7)

Depois da vitória contra os amonitas, os efraimitas vieram reclamar a Jefté porque não os chamou para ajudar na batalha, e ameaçaram queimar a casa dele. Mas este ressentimento era infundado, pois Jefté pedira o auxílio dos efraimitas para expulsar os amonitas, mas nem recebeu resposta. Depois da grande vitória, porém, os efraimitas indignaram-se ao perceber que sua posição de tribo principal foi ocupada pelos gileaditas Jefté e seu povo conseguiram capturar a entrada para a terra de Efraim, e os efraimitas se tornaram reféns de Jefté. Se alguém conseguisse escapar era fácil descobrir se era ou não efraimita – era só pedir que falasse a palavra “Chibolete”. A palavra “chibolete” significa “espiga de cereal”. “Os efraimitas falavam um dialeto hebraico com pequenas divergências na pronúncia. No seu falar, o som CH se pronunciava S, de um modo tal que não conseguiam evitar ser descobertos” (Bíblia Vida Nova). Jefté usou de sabedoria para dirigir seu povo e foi juiz em Israel durante sete anos (Jz 12:7).

 

 

  Conclusão   - É salutar ver que, apesar de um começo nada promissor, sofrendo rejeição na meninice e na juventude, Jefté foi capaz de vencer os traumas e complexos e, na força do Senhor, tornar-se uma pessoa útil à sociedade e ao Senhor.

 

Deus tem o mesmo poder hoje de nos ajudar a vencer os traumas da vida e ainda tem o mesmo desejo de transformar vidas como Ele fez com a vida de Jefté, Até hoje Deus escolhe aquilo “que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem importância, para destruir o que o mundo pensa que é importante” (1Co 1:28).

 

 

 

 

 

 Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web