17.06.2019
Texto Básico: 2Reis 5:1-27
Texto Devocional: 1Coríntios 1:26-29
Texto Chave: 1Coríntios 1:28: “Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são.”
Leia a Bíblia diariamente:
Dia |
Texto |
Segunda |
2Reis 5:1-5 |
Terça |
2Reis 5:6-13 |
Quarta |
2Reis 5:14-19 |
Quinta |
2Reis 5:20-27 |
Sexta |
Hebreus 3:1-3 |
Sábado |
1Coríntios 1:26-29 |
Domingo |
Salmo 96:1-13 |
Aparece na história bíblica uma menina sem nome. Ela viva em Israel, na época em que essa nação e a Síria estavam em guerra. Numa das investidas contra Israel, essa menina foi levada cativa e se tornou escrava na casa do comandante da Síria, Naamã.
Ele era oficial de maior patente no exército, homem importante e de alta posição social, estava enfrentando a pior guerra de sua vida e sabia que perderia aquela batalha. Naamã sofria de lepra, a mais terrível e cruel doença daqueles dias.
I. O Que Deus Faz com a Exaltação e Arrogância .
(2Rs 5)
1. Sua Fé
Essa menina, criada em Israel, pertencia ao povo de Deus. De repente, sua vida foi abalada – ela foi levada para um país distante, a Síria. Como ela se sentia, longe de casa, da família e dos amigos, numa outra cultura com língua diferente? E o pior – a Síria era um país pagão, Ela não poderia mais participar das festas religiosas do povo de Israel – a Festa tão alegre dos Tabernáculos ou a Festa da Páscoa. Como ela, sozinha, poderia manter viva sua fé no Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra num país pagão? Mas ela não estava sozinha! Deus não está restrito a um lugar ou país! Será que ela conhecia o Salmo 139? Será que lembrava “Senhor, tu me sondas e me conheces… Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos… no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado” (v.1, 3 e 16)?
2. Sua Atitude
Essa menina anônima não ficou revoltada com Deus por tê-la tirado do seio de sua família e permitido que ela fosse escrava num país pagão. Ela foi levada à casa de Naamã para ser criada da esposa dele. Parece que era uma menina educada que trabalhava bem para agradar sua patroa. Não fazia as coisas de qualquer jeito ou de cara feia.
Essa menina tinha muitos motivos para odiar Naamã – aliás, não foi ele o general que comandou o exército sírio contra sua nação? - mas quando viu a tristeza na casa por causa da doença de Naamã, não hesitou em falar para a esposa dele que conhecia alguém que podia curá-lo.
Ela soube perdoar e superar o ódio, e quis ajudar de verdade.
É impressionante que a esposa prestou atenção na palavra de sua criada, pois ela via algo diferente nesta escrava de Israel.
A garoa tinha tudo para não ser ouvida e muito menos crida, pois era muito nova e escrava naquela terra. Mas a esposa de Naamã a ouviu, creu em suas palavras e também Naamã acreditou.
A menina não teve medo de testemunhar de sua fé em Deus quando disse: “Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra” (2Rs 5:3).
II. A Arrogância de Naamã .
Quando Naamã soube da possibilidade de cura, imediatamente consultou o rei e fez os preparativos para a viagem. Mas na sua arrogância, Naamã cometeu vários erros.
1. A Pessoa Errada
Naamã, chegando a Israel, foi procurar o rei e quase provocou uma crise diplomática. O rei ficou desesperado: “Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra?” (2Rs 5:7). as Eliseu, “homem de Deus”, soube do incidente e mandou que Naamã fosse vê-lo. A menina tinha dito que o profeta de Deus o curaria, não o rei.
2. O Plano Errado
Naamã achou que Eliseu o receberia com toda a pompa que sua posição merecia, mas Eliseu apenas mandou um mensageiro entregar o recado. Naamã ficou indignado e foi embora dizendo: “Pensava eu que ele sairia a ter comigo, por-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso” (2Rs 5:11).
Naamã tinha suas ideias e planos, mas Deus tem Seus planos: “O coração do homem traça o seu caminho, ms o Senhor lhe dirige os passos” (Pv 16:9).
3. O Lugar Errado
Quando Naanã soube que era preciso banhar-se no Rio Jordão, ficou muito aborrecido, achando “por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado?” (2Ra 5:12 NTLH). Aqui vemos o orgulho nacional de Naamã!
Naamã queria retornar para sua terra, porém seus servos insistiram tanto com ele para obedecer ao profeta, que ele cedeu e mergulhou-se sete vezes no rio Jordão. O poderoso comandante sírio foi totalmente curado, mas, também, reconheceu que o Deus de sua criada era o verdadeiro Deus. Ele testemunhou: “Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel” (2Rs 5:15 NTLH).
4. O Preço Errado
Naamã cometeu mais um erro. Ele quis pagar o profeta por tê-lo curado.
Tantas vezes erramos como Naamã! Em vez de buscar a Deus, procuramos resolver os problemas de nosso jeito. Às vezes procuramos a ajuda de pessoas erradas, vamos a lugares errados, e erramos em relação ao plano divino para a nossa vida.
Conclusão - Creio que houve muita alegria na casa de Naamã quando ele voltou curado!… e muita gratidão à menina anônima que teve coragem de testemunhar de seu Deus.
Essa menina escrava teve todos os motivos para se revoltar contra Deus, mas não o fez. Ela teve todos os motivos para não perdoar Naamã, mas o perdoou. Teve todos os motivos para perder a fé, mas sua fé foi fortalecida. Como ela demonstrou sua fé num país pagão! Como Deus usou aquela menina humilde e desprezada para ser uma benção!
Deus quer usá-lo também. Pode ser que você ache isso impossível – pensa que não tem grande capacidade – mas lembre-se de que “Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” (1Co 1:28). A Ele toda a honra e a glória!.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br