TV PIBCI

Leitura Diária


13.01.2020

Ver Para Crer ou Crer Para Ver

Pr. Dionatan Cardoso

 

 

Texto Básico: João 9

 

Texto Chave: João 9:39: “Jesus continuou: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos.”

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

 Segunda

 João 9:1-7

 Terça

 João 9:8-12

 Quarta

 João 9:13-23

 Quinta

 João 9:24-34

 Sexta

 João 9:35-42

 Sábado

 Isaías 42:1-7

 Domingo

 João 10:25-28

 

 

O capítulo 9 de João é singular quando pensamos em sua estrutura e propósito. Por isso, antes de expor o texto, é importante visualizarmos como João o estruturou.

 

 

1. O capítulo deve ser dividido em três partes:

a. Jesus cura um cego de nascença de sua cegueira física (v.1-7);

b. os fariseus se recusam a acreditar no milagre, pois são cegos espirituais (v.8-34);

c. Jesus cura o ex-cego de nascença de sua cegueira espiritual (v.35-41)

 

2. O propósito do capítulo 9 de João pode ser observado em três perspectivas:

a. a história do cego foi contada para provar a messianidade de Jesus ((Is. 42:1-7);

b. a história do cego ilustra e comprova o que Jesus disse sobre Si (8:12);

c. a história do cego ilustra e comprova as verdades que Jesus proclama (10:25-28).

 

 

  I. A Cura da Cegueira Física  

 (9:1-7) 

 

A compaixão de Cristo curando o cego de nascença é uma demonstração de que eus não é alheio ao sofrimento humano. Observe que o texto declara que aquele homem era cego de nascença (v.1). A pergunta dos discípulos: “Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele?” (v.2) era objeto de má interpretação bíblica na época e ainda hoje ocorre.

 

Já a interpretação de Jesus é que o sofrimento humano sempre esteve sob o controle pleno de Deus (v.3). O propósito é claro: o sofrimento é para a manifestação da glória de Deus.

 

Os versos 4 e 5 retratam o ensino de Jesus em face daquela situação. Jesus demonstra que aquele milagre deveria acontecer naquele momento para a glória de Deus, pois Seu ministério terreno era temporário: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia”. Quando diz: “a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”, o sentido é de referência direta à morte de Cristo e final desta etapa. Os discípulos deveriam desfrutar ao máximo o tempo de permanência de Cristo no mundo. Contudo, a luz ainda atuaria nos servos Dele durante todo o tempo determinado no plano de Deus (Jo 14:12-14).

 

A cura daquele cego de nascença aconteceu de um modo muito curioso: Jesus cuspiu no chão e fez uma lama com a saliva, aplicando a lama nos olhos do cego (v.6). Depois disse: “vai, lava-te no tanque de Siloé” (v.7). O resultado foi surpreendente, aquele homem foi curado de sua cegueira física.

 

JOÃO PARA HOJE → A pergunta que precisamos fazer diante do sofrimento é: o que o Senhor quer realizar em minha vida por meio desse sofrimento que estou passando? Rejeite os ensinos estranhos que dizem que o sofrimento é resultado de maldições ou obra de Satanás. Lembre-se de que é Deus o grande administrador da vida humana (Êx 4:11; Lm 3:38; 1Pe 4:12).

 

 

  II. O Impacto da Cura do Cego  

 (9:8-34) 

 

1. O Cego e os Vizinhos (9:8-12)

O homem foi curado, mas poucos tinham testemunhado o fato. Logo surgiu a dúvida sobre a identidade dele (v.8-9). Após o ex-cego se identificar, seus vizinhos perguntaram: “como foram abertos os seus olhos?” (v.10). O autor daquela maravilhosa obra foi Jesus, porém, o ex-cego não sabia quem o havia curado, pois era cego quando esteve com o Mestre (v.11-12).

 

2. O cego e os Fariseus (9:13-17)

Este trecho nos revela uma verdade: cegos espirituais são incapazes de enxergar o modo como Deus age. O homem que acabou de ser curado da cegueira foi levado para os fariseus (v.13). O fato de ter sido curado num sábado alvoroçou os religiosos da época (v.14). Anteriormente Jesus já havia curado um paralítico no sábado, o que gerou grande conflito (5:1-15).

 

3. Os Fariseus e os Pais do Cego (9:18-23)

Os fariseus não acreditaram na história do ex-cego e mandaram buscar os pais dele (v.18). Duas perguntas foram feitas aos pais: (1) “É este o filho de vocês, que vocês dizem que nasceu cego?”; (2) “Como é que agora ele está vendo?” (v.19). Os pais responderam a primeira pergunta, mas se esquivaram da segunda (v.20). Na época, um homem com aproximadamente 13 anos de idade já podia dar testemunho sobre si mesmo. Por isso, os pais disseram: “Ele já tem idade e poderá falar por si mesmo” (v.21). Fizeram isso porque não queriam ser contados entre os discípulos de Jesus (v.22-23).

 

JOÃO PARA HOJE → O verdadeiro crente certamente será perseguido em alguma medida. Prepare-se, como crente, para ser rejeitado pelas pessoas. É impossível que haja paz entre a mensagem cristã e as crenças deste mundo. A luz não é bem-vinda para quem ama a escuridão (17:14). Você encararia a perseguição como bênção?

 

4. Os Fariseus e o Cego (9:24-34)

Os religiosos tinham informações fidedignas, porém, não satisfeitos, mandaram chamar o homem que tinha sido cego e o acusaram de mentiro (v.24). Ele estava convicto da verdade: “Se é pecador, não sei. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo” (v.25). Até esse ponto, ele se limitou aos fatos, mas logo percebeu que os fariseus estavam tentando enredá-lo para anular o seu testemunho (v.28).

 

O homem já irritado com as perguntas respondeu asperamente (v.27). Sem argumentos sólidos, os fariseus tentaram mostrar superioridade religiosa a fim de intimidá-lo (v.28-29). Nesse momento, aquele homem pronunciou a verdade. Mesmo sem saber ao certo a identidade de Jesus, ele estava disposto a pagar o preço pela verdade (v.30-33). O resultado óbvio foi que os religiosos não acertaram aquele testemunho e o expulsaram da sinagoga (v.34).

 

 

  III. A Cura da Cegueira Espiritual  

 (9:35-41) 

 

1. Jesus e o Cego (9:35-39)

Expulso da sinagoga (v.34), o homem que tinha sido cego foi encontrado por Jesus e desafiado à fé: “Você crê no Filho do Homem?” (v.35). O caminho da salvação é a fé no Filho do Homem, a saber, em Jesus Cristo. Esse título foi utilizado para identificar o papel de juiz, em 5:27, e de advogado, em Lucas 12:8. O homem então perguntou: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” (v.36).

 

O momento mais importante da vida daquele homem não foi o dia da cura de sua cegueira física, mas o dia em que o Mestre Se apresentou a ele, oferecendo-lhe a cura espiritual (v.37). A resposta dele foi: “Eu creio, Senhor! E o adorou” (v.38). Observe o desenvolvimento da compreensão do homem que fora curado: (1) primeiro ele achou que Jesus era só um homem; (2) depois ele achou que Jesus era um profeta; (3) por fim ele reconheceu que Jesus é Senhor e o Messias prometido no AT.

 

A síntese principal está nas palavras de Jesus: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos” (v.39)

 

JOÃO PARA HOJE → O que você pensa sobre Jesus Cristo? Essa resposta revela o seu entendimento sobre a vida eterna. (Jo 8:24; Rm 10:9). Não podemos achar que Jesus era apenas um bom homem, é importante o reconhecimento da Sua plena divindade.

 

2. Jesus e os Fariseus (9:40-41)

Os fariseus ouviram Jesus e questionaram: “Por acaso também nós somos cegos?” (v.40). A prepotência dos fariseus contra Jesus escancarou a cegueira espiritual deles. O homem que fora curado era um cego que acreditou em Jesus e passou a ver. Os fariseus eram cegos que acreditavam que podiam enxergar.

 

Jesus disse: “Se vocês fossem cegos, não teriam pecado algum. Mas, porque agora dizem: ‘Nós vemos’, o pecado de vocês permanece” (v.41). O ensino de Jesus é: Eu sou a luz que faz com que pessoas sejam iluminadas e passem a ver. Mas para aqueles que acham que podem ver por conta própria, eu sou mensagem de julgamento para a condenação daqueles que estão em trevas.

 

 

Conclusão

 

Esse estudo revelou quão importante é olharmos para Jesus Cristo e reconhecermos toda a Sua autoridade, seja sobre as questões físicas ou sobre as questões espirituais. Que a verdade expressa no verso 39: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que /ão veem vejam, e os que veem se tornem cegos”, se perpetue em nosso coração!

 

 

 

 

 

 Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web