TV PIBCI

Leitura Diária


16.04.2020

Jovens - O Segredo da Perfeição

Saber que alguns atributos de Deus são refletidos no jovem cristão

 

 

Versículo-chave: Deuteronômio 32:4

 

Palavra-chave: Completo

 

Leia, reflita e decida

2ª feira

Sl 145:1-21

O Senhor é bom para todos os viventes. Você reconhecer boa mão do Senhor sobre a vida de todos, apesar dos males que há neste mundo?

 

3ª feira

Is 63:7-19

Nossa responsabilidade é falar da bondade de Deus em qualquer circunstância. Você tem proclamado as coisas boas que Deus faz ao seu redor?

 

4ª feira

Cl 3:12-17

Todos os que seguem Jesus cristo devem se revestir de atos de bondade. O que você tem feito para cumprir esse dever?

 

5ª feira

Na 1:1-15

A bondade não anula Sua justiça e condenação ao pecado. Você é capaz de confiar na bondade de Deus diante da disciplina?

 

6ª feira

Sl 136:1-26

Damos graças ao Senhor quando reconhecemos Sua bondade em ação. Você reconhece a bondade de Deus agindo na história da nossa nação?

 

Sábado

Rm 2:1-11

A bondade de Deus é o que nos conduz ao arrependimento. Com que frequência você confessa seus pecados ao Senhor?

 

Domingo

2Sm 22:1-51

Nosso Deus é perfeito! Confie na bondade do Senhor e siga ao único que pode levá-lo pelo caminho perfeito.

 

 

 

Como Deus, tão grande e perfeito ama, cuida e Se relaciona com criaturas imperfeitas e pecaminosas como nós? Leia o poema de Newman Hall e observe corno o poeta descreve essa relação.


A Perfeição de Deus


A sabedoria de Deus não pode errar.

A santidade de Deus não pode pecar.

O amor de Deus não pode ser cruel.

A imutabilidade de Deus não pode mudar.

A eternidade de Deus não pode terminar.

A perfeição de Deus é uma fonte de mui doce

Consolação para nós, em nossa fraqueza e tolice.

Se Ele não fosse onisciente, poderíamos sofrer

E Ele não saber.

Se Ele não fosse onipresente, poderíamos

Chorar e Ele não ouvir.

Se Ele não fosse onipotente, poderíamos

Perecer e Ele ser incapaz de socorrer.

Se Ele não fosse bom, Ele não teria cuidado

De nós, ou poderia nos esmagar.

Embora o Senhor seja exaltado, ainda assim

Ele tem consideração para com o humilde.

Ele não tem desprezado a aflição de Seus

Filhos aflitos, nem ocultado Seu rosto deles.

Eu sou pobre e necessitado, todavia, o Senhor

Pensa em mim.

Ele coloca minhas lágrimas em Seu frasco.


O poema de Newman Hall deve ser observado em duas perspectivas: a primeira, o quadro que descreve os atributos de Deus e Sua perfeição em tudo; a segunda-, a maneira como Se relaciona conosco com cuidado e compaixão, apesar de sermos imperfeitos e pecadores.

 

 

  Teologia  

A bondade de Deus é um de Seus atributos, comunicáveis. A.W. Pink cita Thomas Manton: "Ele (Deus) é essencialmente bom, bom em Si próprio, o que nada mais é; pois todas as criaturas só são boas pela participação e comunicação da parte de Deus. Ele é infinitamente bom; na criatura a bondade é uma gota apenas, mas em Deus há um oceano infinito ou um infinito ajuntamento de bondade. Ele é eterna e imutavelmente bom”. Se agimos bondosamente é porque Deus compartilhou Sua bondade conosco.

 

 

  Filosofia  

É possível ser bom sem Deus? A existência do bem e do mal, bem como o padrão para se definir o que é bom é uma discussão filosófica antiga, que remete aos tempos de Platão. O Argumento Moral para existência de Deus mostra que valores morais, como o bem e o mal, só são possíveis porque Deus existe. Entretanto, valores morais existem em todas as culturas, logo Deus existe.

 

 

  Vocabulário  

 

Perfeição:
De acordo com o dicionário de Webster, escrito em 1828 sob uma cosmovisão protestante, a perfeição (em inglês, perfection) é a qualidade do que é completo, ou seja, do que não falta nada; aquele que tem todos os atributos necessários para ser íntegro, no qual não há nenhum defeito. No que se refere a Deus, Sua perfeição se remete à possessão de toda excelência moral e de toda virtude; excelência suprema ou infinita (poder, santidade, justiça, bondade e sabedoria infinitos).
 

Bondade:
Novamente de acordo com Webster, bondade (em inglês, goodness) é a qualidade do que é virtuoso, excelente, perfeito; está relacionada com a qualidade moral da excelência cristã. A bondade é uma das virtudes mencionadas no fruto do Espírito (Gl 5.22) e está associada à gentileza, à amabilidade e à benevolência de coração. Pela bondade, somos motivados a fazer atos de caridade e de misericórdia.

 

Santidade:
Ainda de acordo com Webster, santidade (em inglês, holiness) diz respeito àquele cujo caráter é puro, íntegro, livre de pecado; per feito em pureza e integridade (nesse caso, só Deus), ficado aos seres humanos, santidade é refletida na pureza do coração ou do caráter, refere-se a uma vida piedosa, à busca do abandono do pecado, e à apropriação da moral correia (ainda que não perfeita).

 

 

Oficina Bíblica

Leia 1Tessalonicenses 1.2-10 diretamente na Bíblia e tente identificar marcas do padrão de perfeição de Deus nas atitudes dos cristãos de Tessalônica.


“Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão- somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaía. Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura."

 

 

Comece agora!

O que você tem feito para ser instrumento de consolo aos outros? Ao longo dessa semana, ore pedindo a Deus uma oportunidade de ser instrumento de consolo e esforce-se em se mostrar presente e disposto às pessoas com quem convive nas atividades rotineiras. O Espírito certamente lhe dará uma oportunidade de ser luz!

 

 

 

 

 

 Fonte: Revista Série Smart – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web