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Leitura Diária


16.04.2020

19/04/2020 - Adultos - Doutrina bíblica e ética cristã

Pr. João Arantes Costa

 

 

Texto Básico: Efésios 4:1-6

 

Texto Devocional: Efésios: 1:4-18

 

Texto Chave: Romanos 6:4: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

Segunda

Tiago 2:1-13

Terça

Tiago 2:14

Quarta

João 20:19-25

Quinta

João 20:26-31

Sexta

João 21:1-8

Sábado

João 21:9-14

Domingo

João 21:15-25

 

 

Estamos começando uma série de lições que enfocam um dos assuntos mais importantes da vida cristã: o comportamento da pessoa salva, dentro e fora da igreja. O estudo ao qual nos propomos nesta revista é a ciência dos deveres do homem, que chamamos ética.

 

A missão dada por Deus ao homem para que este cumpra na terra é o tema central da ética. Nela são tratadas todas as coisas que se relacionam com a descoberta e o cumprimento dos deveres do homem. Pelo estudo da ética descobrimos a nossa razão de ser; a razão de todas as nossas inteligências e faculdades, e, ainda mais, os princípios que nos devem governar enquanto vivemos.

 

A doutrina bíblica exige uma ética cristã; a última não sobrevive sem a primeira. Paulo diz: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados" (Ef 4.1). Andar de modo digno é a ética; vocação a que fostes chamados é a doutrina.

 

O que fazemos não pode estar desvinculado do que cremos. A doutrina bíblica mostra nossa posição em Cristo e a ética determina nosso comportamento em Cristo. Com base em nossa doutrina bíblica é que formulamos os deveres que temos em nosso contexto cultural. Vamos observar três aspectos.

 

1. Ética individual. A que trata do dever do homem para consigo mesmo.

2. Ética social. A que trata do dever do homem para com o seu próximo?

3. Ética teísta. A que trata do dever do homem para com Deus.

 

 

  l. Ética individual  


Para o cumprimento da sua missão moral é indispensável ao homem manter-se como ser vivo em todos os poderes desenvolvidos na sua integridade. Por isso, o seu principal dever é a conservação dos próprios poderes. Paulo chama a atenção de Timóteo  para esse fato, quando diz: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1Tm 4.16). Desde o momento em que o homem reconhece sua missão, e que, para cumpri-la, precisa de todos os dons naturais recebidos do Criador, ele tem de admitir que é primordial conservar tais poderes, pelos quais há de realizar sua tarefa neste mundo. Paulo, ao longo das epístolas, enfatiza a necessidade do cristão ter cuidados especiais consigo: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Ef 5:15,16).

 

O ser humano precisa defender-se de três inimigos: a morte, a doença e a pobreza. Precisamos enfrentar corretamente esses três inimigos, que procuram por todos os meios nos cercar e impedir que cumpramos a missão a nós designada. O dever do homem para consigo prende-se à continuação da vida, à conservação da saúde e ao bem-estar socioeconômico.

 

Para o cristão, a ética individual começa com o autocontrole. Isto é, começa de dentro para fora. No salmo 37 vamos encontrar os passos necessários desse autocontrole para o bem-estar de cada ser humano.

 

1, "Confia no Senhor";

 

2. "Agrada-te do Senhor”;

 

3. "Entrega o teu caminho ao Senhor";

 

4. "Descansa no Senhor”;

 

5. "Não te irrites";

 

6. "Deixa a ira";

 

7. "Abandona o furor";

 

8. "Não te impacientes". A falta de autocontrole "acabará mal".

 

A conservação própria é, portanto, absolutamente indispensável a uma pessoa. Os vícios: cigarro, bebida, droga, sexo livre, jogatina, tão comuns entre o povo do mundo, são condenáveis entre os cristãos.

 

 

  II.  Ética Social  


A ética social trata dos deveres gerais do homem para com o próximo. O mesmo dever que o homem tem para consigo tem para com o seu semelhante. Visto que a existência contínua da pessoa lhe é absolutamente indispensável no cumprimento da sua missão moral, o grande dever do homem para com o próximo é procurar, por todos os meios lícitos, conservar-lhe o ser com todos os seus direitos. O nosso próximo tem direito à conservação da vida; tem direito ao exercício livre dos seus poderes; tem direito ao governo dos seus bens; tem direito à verdade em todas as suas relações; e, finalmente, tem direito ao acolhimento por um irmão.

 

Os fariseus perguntaram a Jesus: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22:36-39).

 

O primeiro mandamento trata da ética teísta, que é o tema da terceira divisão desta lição, e o segundo mandamento trata da ética social: amar o próximo como a nós mesmos.

 

Vejamos como Paulo coloca o assunto: "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros" (Fp 2:3-4).

 

Jesus coloca, no segundo mandamento, o amor como o fundamento da ética social. Ninguém consegue conviver bem com o próximo se ele é desprovido do sentimento de amor. No famoso capítulo do amor, Paulo diz o seguinte: "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre., tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba" (lCo 13:4-8). O amor, como definido nessa passagem bíblica, nada tem a ver com sentimentos ternos e calorosos de afeição. O amor ético não se expressa nas palavras eros ou fileos e, sim, na palavra "ágape": amor incondicional. A segunda milha da ética social diz o seguinte: "Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber, porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12:20-21).

 

 

  III.  Ética Teísta   


A ética teísta trata da aplicação dos princípios da lei moral ao procedimento do homem no relacionamento com Deus. Quando observamos a paixão de Cristo, deparamo-nos com duas hastes de madeira cruzadas. A haste vertical representa a relação de Deus com o homem e a haste horizontal representa a relação do homem com o próximo.

 

A haste vertical é a ética teísta: os nossos deveres para com Deus. Os dez mandamentos podem ser colocados nessa dimensão. Os quatro primeiros tratam dos deveres para com Deus (ética teísta); os seis mandamentos seguintes tratam dos deveres para com nós mesmos e também para com o próximo - ética individual e social.

 

A ética teísta consiste numa devoção do homem todo, de tudo quanto ele é e possui, a Deus. De todos os deveres que o homem tem para com Deus, a devoção é o mais elevado, o mais nobre de todos os seus sentimentos. Quando Paulo, em Romanos 12:1 e 2, fala do "culto racional”, ele está falando do homem total em devoção a Deus. A devoção suprema do corpo, intelecto, coração e vontade.

 

A nossa relação com Deus é a relação-chave em nossa vida, por isso ó que dessa relação dependem todas as outras. A pessoa que fica feliz nessa relação, também será em todas as outras de que trata a ética. O único meio pelo qual podemos cumprir os deveres em relação a nós mesmos e em relação ao próximo é o exercido da fidelidade no cumprimento dos deveres para com Deus. Por isso, dizemos que na ética teísta parte da devoção do homem a Deus. Isto ó, uma entrega total, plena e irreversível da vida ao Senhor. Jesus disse À multidão juntamente com Seus discípulos: "Se alguém quer vir após mim, tome a sua cruz e segue-me" (Mc 8:34).

 

 

  Conclusão  


Temos visto até aqui que a ética cristã não é uma ciência independente, mas parte integral de todas as outras ciências. Cada segmento científico ou profissional tem o seu código de ética. O cristianismo como um segmento da grande sociedade universal tem o seu código de ética que é a Bíblia Sagrada. É nessa visão que Paulo diz a Timóteo: "Toda

a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Tm 3.16 e 17). A cada momento temos que tomar decisões com implicações pessoais, sociais e teístas. Temos que avaliar quais os efeitos das nossas ações sobre nós mesmos, sobre os outros e, acima de tudo, sobre o nosso Deus.

 

 

Reflita:

 

Estou colocando essas áreas da ética na prática?

 

1. Ética individual, "cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus" (Rm 14:12).

 

2. Ética social. "Levai as cargas uns dos outros" (Gl 6:2).

 

3. Ética teísta. "Não terás outros deuses diante de mim" (Êx 20:3).

 

Encerramos esta lição com as magníficas palavras de Jesus: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.16).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Série Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

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