TV PIBCI

Leitura Diária


20.04.2020

26/04/2020 - Jovens - Princípio da razão suficiente

Clarificar o sistema lógico que afirma Deus como razão suficiente para o universo

 

 

Versículo-chave: Gênesis 1:1

 

Palavra-chave: Existência

 

Local: Leipzig, Alemanha

 

Época: 1646-1716 d.C.

 

Leia, reflita e decida

2ª feira

Gn 1:1-3

Deus criou tudo o que existe, pois Ele existe necessariamente. Você crê no testemunho da Bíblia acerca da existência de Deus?

 

3ª feira

Sl 19:1-6

Tudo o que existe glorifica a Deus e comprova Sua existência. O que você faz para glorificar ao Senhor e exaltar Sua existência?

 

4ª feira

Jo 1:1-5

Tudo o que existe foi criado por intermédio de Jesus Cristo. Você considera o Senhor como a razão suficiente para tudo o que existe?

 

5ª feira

At 17:24-28

Deus não apenas criou todas as coisas. Ele sustenta toda a criação. Em que você vê o sustento de Deus em sua vida?

 

6ª feira

Rm 1:19-20

O Deus invisível Se revela à Sua criação, mesmo não dependendo dela. Como você se relaciona com o Deus invisível?

 

Sábado

Cl 1:15-17

Deus Se fez contingente em Jesus Cristo, para nos resgatar do pecado. Quão grato você é pelo sacrifício de Cristo?

 

Domingo

Jó 42:1-6

Jó reconheceu sua pequenez e dependência do Deus necessário. O que a essência e existência de Deus geram em seu coração?

 

 

 

 

Ao longo da história da filosofia, encontramos homens inclinados a pensar sobre a existência de Deus, de Sócrates a Aristóteles, de Plotino a Plantinga. Os filósofos .trabalharam com a lógica aristotélica para comprovar a existência de Deus, por meio de argumentos lógicos que são consistentes e seguem as regras da lógica de proposição.

 

Filósofos como Agostinho, Tomás de Aquino, Scoto, Descartes, John Lock, Leibniz, John Frame, R.C. Sproul, William Lane Craig, Alvin Plantinga trabalharam e trabalham para comprovar a veracidade da fé cristã utilizando argumentos racionais. A razão nos foi dada por Deus para ser usada para o louvor e exaltação de Seu nome, por isso, o cristão deve empenhar toda força intelectual para glorificar a Deus. Jesus disse que devemos amar a Deus fazendo uso do raciocínio (Mt 22.37).

 

O argumento cosmológico de Leibniz trabalha com esse rigor racional para demonstrar logicamente que Deus existe, que há uma razão suficiente por trás de todo o universo. As coisas criadas pedem explicação racional de sua própria criação, daí se falar de "razão suficiente", ou explicação suficiente. Há muitos textos bíblicos que mostram que devemos usar nossa mente para a honra de Deus (Dn 1.4,17,19-20; Rm 12.1-3; Fp 4.8; Cl 3.2).

 

 

  História  

Gottfried Wilheim Leibniz (1646-1716), alemão, foi filósofo e teólogo; também era matemático e especialista em lógica. Inventou o cálculo diferencial e integral mais ou menos na mesma época em que Isaac Newton. Passou cinco anos de sua vida se defendendo da acusação de que havia roubado e publicado as ideias de Newton. Hoje é consenso entre os historiadores que Leibniz inventou o cálculo de forma independente.

 

 

  Ciências  

Há várias versões do argumento cosmológico. Filósofos e cientistas famosos ao longo da história,

como Platão, Aristóteles, Avicena, AI-Ghazali, Anselmo, Tomás de Aquino, Scoto, Descartes, Espinosa, John Lock e Leibniz defenderam este argumento. Há três versões básicas do argumento cosmológico; o argumento Kalam da Causa Primeira como originadora do universo, o argumento tomista da sustentação do mundo pelo Fundamento do Ser e o argumento cosmológico de Leibniz da Razão Suficiente para a existência de algo em vez de nada. Embora Kant tenha feito dura crítica ao argumento cosmológico de Leibniz, não conseguiu destruí-lo, pois o argumento tem muita força lógica.

 

 

  VOCACULÁRIO  

 

  Contingentes  

Caráter de tudo aquilo que é feito ou criado de modo que seja do jeito que é. Há uma razão contingente à essência desta coisa, que a define

 

 

  Necessário  

Aristóteles fala do necessário como condição, como força e o necessário como o que não pode ser de outra forma. O ser necessário é o que existe por si só. O que não pode não ser. Deve-se distinguir entre uma necessidade absoluta e uma necessidade hipotética. E necessário absolutamente aquilo cujo contrário é impossível, isto é, que implica contradição. Por exemplo, o triângulo possui necessariamente três ângulos. Deus é necessariamente conforme todos os atributos que a Bíblia nos revela acerca Dele.

 

 

Oficina bíblica

Leia Atos 17.24-28 e anote o que o texto diz acerca das relações de Deus com o mundo criado:

 

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração"

 

 

Comece agora!

Que tal memorizar o argumento cosmológico de Leibniz? Ao longo da semana, escreva as quatro premissas do argumento cosmológico em um lugar visível e tente memorizá-los, de modo que seja capaz de apresentá-los e explicá-los de modo sucinto. Esta é uma boa forma de estar pronto para dar razão de sua fé (1Pe 3.15)!

 

 

 

 

 

 Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web