04.05.2020
Perceber o amor de Deus em nós e em nossos relacionamentos
Versículo-chave: 1Jo 4:11
Palavra-chave: Amor
Leia, reflita e decida
2ª feira |
Jo 3: 16-21 |
A Bíblia afirma o amor de Deus por nós: "Deus nos amou de tal maneira..." De que maneira você tem percebido o amor de Deus no seu dia a dia?
|
3ª feira |
Sl 139:13-18 |
Deus formou você de forma maravilhosa! Perceba o amor de Deus na forma como o criou e O adore por quem você é.
|
4ª feira |
Lc 10:25-37 |
Temos o claro mandamento de amar a Deus e ao próximo. Quem você considera seu próximo?
|
5ª feira |
Mc 10:17-22 |
Jesus amou o jovem rico; mesmo assim ele saiu triste. Você consegue identificar manifestações semelhantes do amor de Deus em sua vida?
|
6ª feira |
Rute 1:15-22 |
Rute manifestou amor a Noemi e a Deus em uma situação difícil. Você tem demonstrado amor em situações difíceis?
|
Sábado |
Mt 26:6-13 |
A mulher pecadora manifestou amor por Jesus livremente, apesar da opinião dos outros. O que o impede de manifestar amor pelo Senhor?
|
Domingo |
Jo 10:10-18 |
Jesus entregou a vida voluntariamente - isso é amor! A cada dia você tem oportunidades para amar, doando-se voluntariamente. Não perca as oportunidades!
|
Vivemos em um mundo onde o conceito de amor é subjetivo e fragmentado, confundido com sentimentos e palavras românticas. Para algumas pessoas, ser amado é obter o que quer do outro. Nossa geração sofre com a falta do amor genuíno e com os complicados desdobramentos desta condição. A Igreja deveria ter a resposta para o mundo, e ser o modelo visível do verdadeiro amor.
O ponto de partida para esta reflexão é a própria definição de Deus. No NT temos quatro definições de Deus: "Deus é luz" (1Jo 1:5), "Deus é fogo consumidor” (Hb 12:24), “Deus é espírito" (Jo 4.24) e "Deus é amor" (1Jo 4:8,16). Essas definições coexistem no mesmo amoroso Deus - "ser amor" é Sua identidade. Sendo luz, Deus revela o pecado; sendo fogo. Ele consome o pecado, salvando o pecador; sendo espírito, não é limitado fisicamente; como ser pessoal pode ser adorado e ter comunhão com os salvos.
Precisamos entender que o amor permeia tanto a pessoa de Deus quanto cada uma de Suas ações. Este é um pilar da vida crista, o alicerce a partir do qual podemos viver a realidade do amor
cristão. Porque Deus é amor, recebemos amor. E por receber amor, podemos compartilhar amor.
Vocabulário
Amor:
Do grego “ágape”, descreve o amor que tem origem em Deus; incondicional, desinteressado; de alguém que se dispõe a dar de si mesmo sem esperar nada em troca; que leva alguém a oferecer a própria vida para salvar outros. Só quem nasceu de novo em Jesus e se toma templo do Espírito Santo de Deus pode viver o amor "ágape", amando a Deus, ao próximo e até mesmo aos inimigos (Mt 5.44J.
Teologia
Se Deus é amor, no final dos tempos Ele vai permitir que todas as pessoas entrem no céu, certo? Muitas pessoas acreditam que, por causa de Seu amor, Deus teria um "final feliz" para todos os seres humanos. Essa corrente doutrinária, conhecida como Universalismo, defende que Deus vai salvar a todos e não permitirá que ninguém sofra eternamente no inferno. Afinal, um deus amoroso jamais permitiria que suas criaturas amadas sofressem. Entretanto, não podemos deixar de levar em conta que Deus não é amor somente, mas é igualmente santo e justo. Seu amor não pode anular Sua santidade e justiça, pois os atributos de Deus coexistem em perfeito equilíbrio.
No programa Em Poucas Palavras, Augustus Nicodemus discorre sobre esse assunto, combatendo essa perigosa corrente doutrinária que tem influenciado muitos cristãos no Brasil e no mundo.
Ciência
Nos últimos anos, a neurociência tem se dedicado a estudar o "amor" entre um homem e uma mulher, a fim de entender o que nos leva a sermos atraídos por outra pessoa. Ainda que tais estudos sejam normalmente chamados de "química do amor", os elementos químicos são usados para explicar a paixão e o desejo sexual. Uma série de hormônios influencia a atração entre pessoas e podem estar ligados até mesmo à fidelidade conjugal. Sem Deus, até o amor entre marido e mulher se reduz a nada mais que pura química.
Oficina bíblica
Leia João 17.13-19 e tente identificar e explicar no que consiste o uso do termo "assim como" no texto.
"Mas agora vou para ti. E digo isso enquanto estou no mundo, para que eles tenham a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra; o mundo os odiou, pois não são do mundo, assim como eu também não sou. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu também não sou. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. E por eles me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade."
Comece agora!
Você pode compartilhar o amor de Deus em sua realidade! Liste pessoas próximas de você a quem você precisa aprimorar sua prática do amor. Talvez seus pais e irmãos, ou algum amigo. Liste também algumas atitudes que você pode tomar para o benefício dessas pessoas, independentemente de você gostar ou não de fazer aquilo. Ao longo dessa semana, comprometa-se a colocar essas atitudes em prática para, ao menos. três das pessoas listadas.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br