25.05.2020
Entender como a existência de Deus é compatível com a realidade do mal
Versículo-chave: 2Timóteo 2:13
Palavra-chave: Possível
Leia, reflita e decida
2ª feira |
Ex 32:1-8 |
O povo de Israel se acomodou ao mal ao assumir que Deus não estava entre eles. O que você f az para se manter conectado a Deus? |
3ª feira |
Ex 32:9-14 |
Moisés reconheceu que o plano de Deus é perfeito, mesmo diante do mal. A quem você recorre ao ser surpreendido pelo mal? |
4ª feira |
Ex 32:15-24 |
Mesmo sabendo do pecado do povo, Moisés se irritou perante o mal. Qual e a sua reação diante da maldade no mundo? |
5ª feira |
Ex 3:13-15 |
Saber que o Senhor é Deus é reconhecer que Ele é superior a tudo. Como é a sua concepção acerca da natureza de Deus? |
6ª feira |
2Tm 2:11-13 |
A glória e fidelidade de Deus não se abalam perante o mal no mundo. Você busca ser fiel, assim como o Senhor? |
Sábado |
Ef 1:3-14 |
O plano perfeito de Deus incluiu a existência do mal e nossa redenção desde o princípio. Você encontra esperança na glória do Senhor? |
Domingo |
Gn 50:15-21 |
José consolou seus irmãos por confiar que Deus está no controle de todos os acontecimentos. Você é capaz de consolar os outros com o que Deus fez por você? |
“Se há a possibilidade de Deus existir, então Deus realmente existe". Esta é a máxima do argumento ontológico para a existência de Deus estabelecido por Anselmo de Cantuáría, em 1078. A ideia de Deus inclui uma série de atributos que O definem como um superior a tudo. Ser Deus é ser totalmente poderoso, totalmente sábio e totalmente bom. Um ser só é superior a tudo se ele o for em todas as possibilidades imagináveis. Por isso, se há a possibilidade de um ser como Deus existir, Ele existe no mundo real e em qualquer mundo possível. Senão, Ele não é Deus.
O problema do mal ataca essa existência "ontológica", isto é, baseada na essência do ser de Deus. Ateus afirmam que se o mal existe, ou Deus não sabe disso e não é onisciente, ou não pode eliminá-lo e não é onipotente, ou não quer eliminá-lo e não é totalmente bom. Em qualquer um desses casos, Deus não seria Deus. Alvin Plantinga mostrou logicamente que não há qualquer incongruência entre a existência do mal e a essência de Deus, pois isso significaria aceitar que Deus pode fazer algo logicamente impossível, como um ser humano livre que não possa escolher o mal. Ao imaginarmos todos os mundos possíveis, percebemos que o mundo real é a única e melhor possibilidade, por isso Deus, que é onipotente, onisciente e totalmente bom, o criou.
Vocabulário
Ontologia:
Estudo do ser. É o ramo da filosofia que explora a natureza das coisas, tanto em termos de forma como em termos de essência e razão. Estudos ontológicos sempre estiveram conectados à teologia, ao passo que se buscava entender melhor quem é Deus. Entretanto, durante a época moderna e a crise da metafísica, o aspecto ontológico perdeu força, retornando aos meios acadêmicos com maior peso apenas em meados do século 20.
Silogismo:
Estrutura lógica composta por algumas sentenças, chamadas de premissas, que ao serem alinhadas em uma ordem levam o uma conclusão ou dedução. As premissas devem ser verdadeiras e propriamente relacionadas para que o silogismo seja carreto. Um silogismo com premissas falsas, ou com uma conclusão que não corresponde à ordem lógica de suas
premissas é chamado de falada.
História
Anselmo de Cantuária, arcebispo da diocese de Cantuária, Inglaterra, viveu entre os anos de 1033 e 1109 d.C. Antes de assumir o cargo eclesiástico pelo qual ficou conhecido, atuou em uma abadia no norte da França, onde começou a desenvolver obras filosóficas. Em 1078, Anselmo publicou sua obra mais famosa, chamada Proslogion, em que introduziu os fundamentos do que Immanuel Kant (1724-1804 d.C.) iria chamar de "argumento ontológico”. O mote de Anselmo era "fé em busca de entendimento".
Entretenimento
A noção de mundos possíveis é encontrada em diversas áreas da ciência. Desde meados do século 20, tais ideias permeiam o mundo do entretenimento por meio de ficções sobre universos paralelos com razões distintas de ser, desde viagens no tempo até mundos alternativos. A forma de entretenimento que mais se utiliza dessa noção de mundo paralelo são os quadrinhos e, mais recentemente, suas adaptações para cinema e televisão.
Atualidades
Em 1780, a revista norte-americana Times descreveu Alvin Plantinga como o mais bem estimado filósofo cristão da ortodoxia reformada. Nascido em 1932, Plantinga recebeu o título de Doutor em Filosofia em Yale, no ano de 1958. Seu trabalho redefiniu a relação entre filosofia e a visão cristã, recuperando espaço e autoridade para o pensamento teísta. Em 1974, publicou "Deus, a liberdade e o mal. Essa foi sua primeira obra traduzida para o português pela Editora Vida Nova, em 2012. Em 20 17, ele recebeu o prêmio Templeton pelos esforços na reconciliação entre a teologia e o teísmo.
Oficina bíblica
Leia Romanos 6.20-23 abaixo e identifique (1) qual era o nosso relacionamento com o mal, (2) o que Deus fez por nós e (3) qual é a nova condição que nós encontramos em Cristo:
"Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Comece agora!
Você consegue enxergar como Deus dirige sua vida, inclusive tornando o mal em bem? Ao longo dessa semana, durante as feituras do LEIA, REFUTA E DECIDA, dedique um tempo para lembrar de situações difíceis pelas quais passou e tentar entender como Deus agiu para o bem por meio delas. Escreva essas lembranças para que não as perca; peça a Deus oportunidades para você consolar outros por meio de sua própria experiência com o Senhor.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br