30.06.2020
Walace Juliare
Base bíblica
2Timóteo 3:16-17
Para sua meditação diária:
Segunda-feira Mt 5:17-18
Terça-feira At 17:10-12
Quarta-feira Js 1:7-8
Quinta-feira Ed 7:10
Sexta-feira Rm 15:4
Sábado Sl 19:7-10
Domingo 2Pe 1:20-21
Introdução
O valor da Bíblia é provado pelas evidências de sua ausência de erros ou contradições, bem como pelo seu poder transformador de vidas. Esse livro ainda hoje é o mais vendido, distribuído, lido e debatido. Quando devidamente estudado, traz esclarecimento sobre quem Deus é, quem o homem é e que tipo de relacionamento deve haver entre ambos.
Nesta lição, vamos responder quatro perguntas sobre a Bíblia e refletir sobre como ela pode dirigir nossa vida.
I – Qual o valor da Bíblia?
Seria a Bíblia um livro confiável e vindo de Deus?
2Timóteo 3:16-17
A Bíblia, ou as Sagradas Escrituras, é a revelação escrita de Deus aos homens. Ela é clara em afirmar sua origem divina. As Escrituras são divinamente inspiradas e proveitosas para nos ensinar a verdade de Deus. Esse livro, que é o guia dos cristãos, é o mais importante livro do mundo. Seu testemunho afirma que ela é uma obra plenamente confiável, e que é a Palavra de Deus. São 66 livros, 39 no Antigo Testamento, anteriores ao nascimento de Cristo, e 27 no Novo Testamento, escritos depois de Cristo. A essência da mensagem bíblica é a seguinte:
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 19 referente a 2Timóteo 3:16-17.
Em 2Timóteo 3.16, o alcance e o sujeito da inspiração é "toda a Escritura”, a fonte e o processo da inspiração é "inspirada por Deus" (no texto original grego: theopneustos, soprado para fora). Essa inspiração diz respeito à natureza da Bíblia, e não aos seus efeitos.
Em 2Pedro 1.19-21, está escrito que "homens... movidos pelo Espírito Santo" escreveram a Bíblia. Nesse texto, o alcance da Palavra está na profecia, ou seja, as Escrituras procedem de Deus - seu conteúdo não é invenção humana. No original grego "movidos", pheromenoi, indica: levantados, elevados (como por vento), impelidos, empurrados. Os autores bíblicos foram somente instrumentos nas mãos de Deus.
John MacArthur Jr., no livro Nossa Suficiência em Cristo, Editora Fiel, faz três afirmações que permeiam o valor e a eficiência da Bíblia como Palavra de Deus.
II – Por que crer na Bíblia se existem tantos outros livros sagrados?
Mateus 5:17-1
É do conhecimento de todos a existência dos vários livros chamados sagrados. Os cristãos dizem que a Bíblia é a Palavra de Deus, afirmando a autoridade única da Bíblia. Seria isso razoável? Em primeiro lugar, devemos abordar a ideia muito comum de que todos os livros sagrados são de igual valor e que todos eles são verdadeiros e divinos. Seria lógico afirmar isso? Quando avaliamos os diversos livros, vamos descobrir que muitas das ideias de um livro sagrado são absolutamente contrárias às doutrinas de um outro. Como podem os dois dizer a verdade? Com certeza, um deles está errado. A Bíblia, por exemplo, declara que Jesus Cristo é o único caminho para Deus (|o 14.6); ou isso é verdadeiro, ou é falso. Diante de uma decisão sobre que livro seguir, há dez sérias razões pelas quais deve-se considerar a singularidade da Bíblia, o que indica a sua origem divina.
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 27 referente a Mateus 5:17-18.
Alguns grandes líderes do passado disseram o seguinte a respeito da Bíblia:
- Abraham Lincoln: "Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem, da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro.
- WE.Gladstone: "Dos grandes homens do mundo, meus contemporâneos, tenho conhecido noventa e cinco, e destes, oitenta e sete foram seguidores da Bíblia. A Bíblia assinala-se por uma peculiaridade de origem. Uma distância imensurável separa-a de todos os outros livros."
- George Washington: "Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia.”
- Napoleão: "A Bíblia não é um simples livro, senão uma Criatura Vivente, dotada de uma força que vence a quantos se lhe opõem."
O que torna um livro sagrado é o resultado que ele produz na vida dos seus seguidores. Muitos livros podem trazer princípios de vida que ajudam o homem a viver melhor neste mundo, mas somente a Bíblia pode transformar uma pessoa e mostrar o caminho da vida eterna com Deus.
III – Quem pode dar a interpretação correta da Bíblia?
Atos 17:10-12
Que tipo de linguagem encontramos na Bíblia? Será uma linguagem hermética e dirigida a pessoas especiais? Alguns acham que só pessoas "iniciadas" podem interpretar um livro sagrado. Outros acreditam que só uma instituição ou uma pessoa autorizada tem condições de dar uma interpretação oficial das Escrituras. Mas será que isso é verdade? Aqui vemos que quando Paulo pregou o evangelho na cidade de Sereia, os bereanos não aceitaram tudo o que ouviram sem examinar as Escrituras para confirmar o que ouviam. Isso nos ensina que qualquer pessoa tem o direito e a responsabilidade de interpretar a Bíblia. Deus usou linguagem comum nas Escrituras para que qualquer pessoa pudesse ter acesso à verdade divina. Naturalmente, isso não quer dizer que qualquer um pode ver no texto bíblico aquilo que não está lá. Leia 2Pedro 3.14-16.
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 22 referente a Atos 17.10-12.
A leitura simples de um texto bíblico não significa necessariamente que o leitor compreenda seu significado. A Bíblia é um livro divino, pois foi inspirado pelo Espírito de Deus. É também humano. pois contém estrutura literária comum, entretanto exige redobrada atenção no estudo e condições apropriadas para interpretação. Há três princípios que auxiliam na interpretação carreta das Escrituras.
Quem pode interpretar corretamente a Bíblia? A pessoa que teve os olhos do coração iluminados pelo Espírito Santo, no novo nascimento, e que faz uso dos princípios de interpretação da Bíblia. Há excelentes livros evangélicos que tratam desse assunto. Procure seu professor ou seu pastor.
IV – Que atitudes Deus espera de nós com respeito à Sua Palavra escrita?
Josué 1:7-8
A Palavra escrita de Deus é a nossa orientação segura. Josué possuía a lei de Moisés em sua época. Hoje, temos a Bíblia inteira para nos dar orientação sobre a vontade de Deus para a nossa vida. Sem dúvida alguma, nossa atitude deve ser de obediência à Palavra de Deus. Nem sempre acharemos fácil aceitar todos os seus conselhos; muitas vezes, teremos certeza de que nossas ideias são melhores do que as de Deus. No entanto, mais cedo ou mais tarde descobriremos que Deus tem razão. Procure meditar na Palavra de Deus e obedecer à vontade do Senhor.
Reflexão:
Quanto vale a obediência à verdade?
Certo homem trabalhava na estrada de ferro, sempre acompanhado de seu filho querido. Certa ocasião, o menino achou algumas pedras bonitas e reluzentes e, distraído, passou a procurar mais pedras que brilhavam. Enquanto vasculhava entre os trilhos não percebeu a aproximação de um trem a 60 quilômetros por hora. Quando o pai contemplou o quadro e percebeu a vida do filho em perigo, gritou com toda força: "Paulinho, deite-se no chão"; imediatamente o menino deitou-se entre os trilhos, e de olhos fechados ouviu o barulho ensurdecedor do trem que passava a alguns centímetros acima de sua cabeça. Passado o susto, o menino correu para o pai, que, feliz, abraçou o filho que sabia o que era obedecer.
Se obedecer a uma autoridade terrena pode representar a diferença entre a vida e a morte, quanto mais obedecer ao Pai celestial.
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 21 referente a Josué 1:7:8
“Não cesses de falar deste Livro da Lei: antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Js 1.8). Quando Deus falou essas coisas a Josué, Moisés havia acabado de morrer, e Josué seria seu sucessor, tendo a tarefa de sair do deserto com o povo de Israel, batalhar e vencer os povos que habitavam a Terra Prometida, distribuir as doze tribos na terra de Canaã e ainda conduzir o povo a viver na presença de Deus.
Como conseguir tudo isso? O Senhor Deus deu a maneira a Josué:
I. comunica a Palavra - "não cesses de falar deste Livro da Lei";
2. considera sobre a Palavra - "antes, medita nele dia e noite";
3. cumpre a Palavra - "para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito”.
O resultado da obediência de Josué foi descrito no próprio texto: "e serás bem-sucedido". O sucesso ministerial de Josué dependia de sua dependência e obediência à Palavra de Deus.
Jovem, ainda que Deus não dê a você a mesma tarefa que Josué recebeu. Ele quer que você aprenda com aquilo que disse a Josué. Dê à Bíblia o valor e a importância que ela deve ter para sua vida e sonhos; e deixe que Deus guie cada um de seus passos.
Conclusão
O rei Davi afirma que a Bíblia "é perfeito e restaura a alma; os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração" (SI 19.7-8). A Escritura é infinitamente mais preciosa do que qualquer coisa que este mundo tem a oferecer; ela é perfeitamente suficiente para cada necessidade da vida. Davi declara que ela é mais desejável que o mel (SI 19.10). Meditar na Bíblia é uma fonte de grande prazer e enriquecimento.
Portanto, se essas palavras não fazem sentido a sua vida, talvez seja porque você não tem meditado tempo suficiente na Bíblia. Quem sabe não é porque tem sido atraído por outras coisas e leituras que estão substituindo a Palavra de Deus.
Você não pode passar um dia sequer sem ler e meditar na Palavra. Agende um tempo diário para meditar nas Escrituras.
E se você ainda não entregou sua vida a Jesus, a Bíblia lhe esclarecerá como fazê-lo.
Fonte: Revista dos Jovens – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br