TV PIBCI

Leitura Diária


27.07.2020

02/08/2020 - Jovens - Perguntas sobre a salvação

Luiz André Barbosa

 

 

Base Bíblica

Provérbios João 3:16

 

 

 

Para sua meditação diária:

Segunda-feira - Efésios 2:1-10

Terça-feira - João 3:1-21

Quarta-feira - Filipenses 2:5-11

Quinta-feira - Hebreus 1:1-4

Sexta-feira - Romanos 3:1-18

Sábado - Romanos 3:19-31

Domingo - 1Coríntios 15:1-19

 

 

Introdução

 

No Novo Testamento, a salvação é o alvo de Deus e o propósito de Jesus Cristo. O lugar de Jesus na salvação de Deus é central. "Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4. 12).Jesus é o pioneiro, aquele que abriu o caminho para a salvação (Hb 2.10), Ele é o Autor da salvação (Hb 5.9). Sem Sua pessoa e Sua obra, a salvação não seria possível.

 

 

  I   – Não é verdade que a religião de alguém pode salvá-lo?

Filipenses 3:4-7

 

Nesse texto encontramos uma pequena biografia religiosa de Paulo. Tudo que se podia esperar de um judeu religioso Paulo possuía. Ele fora circuncidado, era fariseu, era um judeu legítimo e tinha um procedimento irrepreensível. Mas nem a sua religião nem a sua religiosidade puderam salvá-lo. Muitas pessoas pensam que por pertencerem a uma boa religião podem alcançar a salvação. Essa ideia está errada. A salvação é recebida quando cremos em Jesus Cristo como o nosso Senhor e Salvador pessoal. Ninguém nasce salvo, é preciso receber essa bênção de Deus pela fé.

 

Reflexão:

→ Qual é a diferença entre crer em uma religião e crer em Jesus?

Se cumprir regras religiosas pudesse salvar, por que Jesus teve que morrer?

Por que tantas pessoas religiosas não têm certeza de salvação?

 

BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta n° 100 referente a Filipenses 3:4-7.

 

O zelo pela religião na vida de Paulo, antes de sua conversão, o colocava acima de outros judeus. Ele poderia reivindicar direitos como nenhum outro, por nascimento e por mérito (Fp 3.5). Entretanto lemos em Filipenses 3.7: "Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo". Esse verso revela algo interessante. O que para Paulo era vantajoso, simplesmente considerou tudo como perda. O verso 8 apresenta ainda a razão pela qual aparentemente perdeu para ganhar a Cristo. Ralph P. Martin declara: "A última frase 'para ganhar a Cristo' contém a chave da motivação de Paulo. No lugar das coisas que ele rejeita e que lhe repugnam, ele coloca o conhecimento de Cristo (v.8). Esse conhecimento iniciou-se em sua conversão, quando renunciou todas as esperanças passadas, e chegou a um conhecimento pessoal de Cristo" (Filipenses, introdução e comentário, Vida Nova, p. 144).


Religião não salva, mas Cristo, que morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia (1Co 15.3-4), sendo o único caminho para o Pai (Jo 14.6), é o Salvador do mundo.

 

 

  II   – Como pode alguém ser salvo?

Atos 16:27-32

 

A resposta de Paulo não deixa dúvidas (v.31). E necessário crer em Jesus como Salvador. Não é a religião, nem as boas obras, nem a prática de rituais ou de orações que pode salvar o homem consciente de sua necessidade diante de Deus. Somente crendo e confessando que Jesus, o Filho de Deus, veio, morreu e ressuscitou para perdoar os meus pecados é que serei salvo. Essa é a uma necessidade universal. Apesar das aparências, o carcereiro, homem forte e seguro, mostrou-se necessitado e sedento por salvação. Essa é a realidade de todo ser humano. Leia também Romanos 10.9.

 

Reflexão:

→ A salvação acontece num único dia ou pode ser um processo?

Você pode descrever a sua experiência de salvação?

E se você falhar, Deus tornará de volta a salvação que você recebeu?


BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta n° 107 referente a Atos 16.27-32

 

Crer em Cristo é a atitude mediante a qual o homem abandona toda confiança em seus esforços e méritos para obter a salvação, quer sejam ações de piedade, de bondade ou ética. Seja o que for, deve ser abandonado para entregar-se totalmente a Cristo. As palavras "fé" e "crer" significam um relacionamento fiel, de confiança. No grego usado pelo povo, em geral, o substantivo confiança" (pistis), juntamente com o verbo "confiar" (pisteo), aparece mais de 240 vezes. Cristo realizou a salvação do homem ao morrer em seu lugar na cruz do Calvário. A fé não consiste em aceitar certas coisas como verdadeiras, mas em confiar numa pessoa. Essa pessoa é Jesus Cristo. Crer implica confiar (Jo 4.50); seguir (Jo 8.12); servir (Jo 13.12-15; 21.15-1 (Jo 14.23-24).

 

 

  III   – Qual a alternativa para quem não aceita essa salvação?

Hebreus 2:3

 

Como em tantas vezes na vida, sempre cremos que podemos dar um "jeitinho” na hora de resolver um problema. No entanto, na vida espiritual as coisas não funcionam assim. Deus tudo fez para que pudéssemos receber a salvação pela fé em Cristo. Não há outra alternativa! Se descuidarmos dessa salvação tão amorosa de Deus, o que mais poderá ser feito? Rejeitar o presente de Deus, a salvação em Cristo, é rejeitar a Deus. Se houvesse alguma outra maneira de salvar o ser humano, Deus não precisaria ter dado a vida de seu Filho em nosso favor.

 

Reflexão:
→ O que dizer das "outras alternativas" sugeridas a nós para alcançarmos a salvação?

Você já tornou sua decisão de receber a Cristo?


BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 116 referente a Hebreus 2.3.

 

A própria pergunta de Hebreus 2.3 já responde à nossa pergunta principal: “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?"


Jesus não veio para condenar o mundo e sim para que o mundo fosse salvo por Ele (Jo 3.17). Como o ser humano tem poder de escolher, então a salvação pode ser recusada. Por mais maravilhoso que seja o presente de Deus ao homem, ainda pode ser negligenciado (Hb 2.3).


Fritz Laubach, em seu comentário Carta aos Hebreus (Editora Esperança), diz que Deus vem a nós pessoalmente em Jesus Cristo (2Co 5.18-19), oferecendo-Se, presenteia a humanidade com perdão, nova vida e salvação no juízo. A expressão "desprezar a salvação" é mais bem explicada em Mateus 22.1 -1 4. Na parábola das bodas, Jesus descreve a situação que incomoda o autor aos Hebreus: mesmo o rei tendo feito tudo e, por meio de seus mensageiros, convidado as pessoas para o casamento de seu filho, elas deram desculpas e não foram. É assim com os que não têm Cristo, estão perdidos, mas são convidados para ter comunhão com Deus, para a alegria eterna da salvação. Há os que escutam, mas não querem se comprometer com Deus. Entretanto quem despreza essa oferta não tem possibilidade de escapar do juízo de Deus.

 

 

  IV   – Como posso aumentar a minha fé?

Romanos 10:17

 

A maioria das pessoas gostaria de aumentar a sua fé. Normalmente, acreditamos que se virmos algum milagre ou algum prodígio extraordinário teremos mais fé. Será que é verdade? E interessante observar que muitos israelitas que viram o mar Vermelho abrir-se não creram nas promessas de Deus Muitos religiosos que viram os milagres de Jesus também não creram nele. Isso mostra que a fé não depende diretamente de milagres. Quem quer ver é exatamente porque não crê. A única maneira de aumentar a fé não é vendo, mas sim ouvindo, e ouvindo
a Palavra de Deus. Se você quer aumentar a sua fé, procure ouvir a Palavra divina revelada nas Escrituras.

 

Reflexão

Leia João 20.29 e comente o significado daquele texto.

Veja os exemplos de fé em Hebreus 11. Você percebeu como essas pessoas creram sem ver (versículo 39)?

Qual é a atenção que a Palavra de Deus tem recebido em sua vida? Você tem crescido na fé?

 

BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 111 referente a Romanos 10.17.

 

A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus, que é a palavra de Cristo, isto é, a pregação de Cristo, a mensagem do evangelho. Sendo assim, damos algumas dicas interessantes e bem práticas sobre COMO LERA BÍBLIA, baseadas num texto da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

1. Comece lendo pelo Novo Testamento, pois o assunto principal da Bíblia é a pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo.

 

2. Leia diariamente.

 

3. Leia sistematicamente (capítulo após capítulo até o final do livro).

 

4. Leia em oração. Antes de começar a leitura, faça a oração do salmista: "Senhor Deus, obre os meus o/hos para que eu veja as maravilhas da tua palavra" — Salmo 119.18.

 

5. Durante a leitura, faça estas perguntas:


          a. Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

          b. Há alguma promessa de Deus para mim neste texto?

          c. Há alguma ordem para eu obedecer?

 

6. Leia quando tiver e quando não tiver vontade.

 

7. Procure memorizar versículos (eles serão alimento para a sua alma e luz para os seus caminhos).

 

8. Leia toda a Bíblia. Se ler três capítulos de segunda a sábado e cinco aos domingos, você lerá toda a Bíblia em um ano.


"Não há nada que seja mais perigoso para a vida da alma do que sempre ficar lendo as nossas passagens favoritas, e não somente é um perigo para a alma, é abusar das Escrituras."

Martyn Lloyd-Jones

 

 

Conclusão

 

A salvação é dom de Deus (Ef 2.1-10). Porém há uma condição fundamental para que você receba a salvação que Deus, por meio de Jesus, lhe oferece: o arrependimento. Este não significa remorso, como muitos pensam; não é traduzido em promessa de mudança, de jamais cair no mesmo pecado. Na Palavra de Deus, descobrimos que arrependimento quer dizer de mente.

 

A experiência do arrependimento é descrita como o ato pelo qual o pecador, ao aceitar a Jesus, dá meia-volta no rumo em que seguia na vida até então e avança em direção  completamente oposta. Isso significa uma mudança total de procedimento. E o primeiro passo para a salvação. E a volta do pecador em direção a Deus!


Concluímos esta lição com dois desafios.

 

1. Se você ainda não recebeu a Jesus como Senhor e Salvador, faça uma oração de entrega total, arrependa-se de seus pecados e receba de graça o dom da vida, isto é, a salvação!


2. Se você ainda não está comprometido com a proclamação da salvação, torne-se hoje um agente transformador de pecadores! Jesus nos comissiona a pregar o evangelho a toda criatura (Mt 28.18-20).

 

 

 

 

 

Fonte: Revista dos Jovens – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web