04.08.2020
Franck Neuwirth
Base Bíblica
1João 5:10-13
Para sua meditação diária:
Segunda-feira João 5:24-29
Terça-feira Hebreus 9:23-28
Quarta-feira Apocalipse 7:13-17
Quinta-feira Atos 1:9-11
Sexta-feira Salmo 15:1-5
Sábado João 3:1-21
Domingo 1João 5:10-13
Introdução
Vida eterna foi um tema diversas vezes tratado por Jesus durante Seu ministério terreno, e fazia parte de muitas conversas que Ele teve com as pessoas.
Naquela época, falar sobre vida eterna já chamava a atenção das pessoas. Hoje não é diferente. A Bíblia foi escrita para que tivéssemos certeza sobre a vida eterna na pessoa de Jesus Cristo, conforme lemos na base bíblica desta lição.
Talvez você também tenha dúvidas a esse respeito. E nossa oração que, ao meditar sobre as respostas às perguntas que apresentamos nesta lição, você firme a fé no Doador da vida e possa ajudar aqueles que estão ao seu redor.
I – Não será verdade que a morte é o fim de tudo?
João 5:28-29
Alguns dizem: "Morreu, acabou". Essas pessoas acreditam que não existe justiça no universo em que vivemos e acham que somos apenas um amontoado de moléculas e mais nada. Por causa dessa ideia, alguns até se sentem motivados a viver uma vida extravagante e inconsequente, pensando que a morte é o fim de tudo. Acham que já que só temos essa vida sem sentido,
devemos aproveitá-la para desfrutar o máximo de prazer possível. Deus, porém, afirma que isso não é verdade. Quer muitos acreditem quer não, chegará o dia quando seremos chamados por Deus para prestarmos contas de nossas vidas. Portanto,é melhor vivera vida com muito cuidado, pois a morte não é o fim de tudo.
Reflexão:
→ Você já viu alguém falar, com segurança, que a morte é o fim de tudo quando está prestes a morrer?
→ O que seria de uma sociedade se todos pensassem que a morte é o fim de tudo?
→ Por que muitos vivem como se nunca fossem morrer? Não é uma loucura viver assim?
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta n° 118 referente a João 5.28-29.
A Bíblia é muito clara ao afirmar que a nossa vida não termina aqui. Aliás, se você perceber, verá que a maioria das religiões menciona algo sobre a vida após a morte. Vemos que esse fato, além de verdadeiro por ser bíblico, também faz parte da expectativa de todo ser humano, creia na Bíblia ou não.
Em Eclesiastes 3.11, lemos que Deus colocou no coração do homem a eternidade, a admiração por aquilo que é eterno. É exatamente por isso que a morte é algo tão estranho à nossa natureza, ainda que seja algo natural.
Outra coisa que podemos pensar, com base na pergunta feita, é que, se a nossa vida é somente aqui e agora, vale o questionamento de Paulo "comamos e bebamos, que amanha morreremos" (1Co 15.32). E um pouco antes, escreveu: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens" (1Co 15.19).
Jesus falou claramente sobre essa realidade humana. “Louco, esta noite te pedirão a tua alma" (Lc 12.20). Existe, sim, uma prestação de contas após a morte.
II – Será necessário reencarnar muitas vezes?
Hebreus 9:27-28
A reencarnação é uma doutrina que não tem origem na Bíblia. Muitos que nela acreditam esperam evoluir espiritualmente por meio de diversas reencarnações purificadoras de suas almas. O texto bíblico é claro ao afirmar que os homens morrerão apenas uma vez e depois enfrentarão o justo juízo de Deus. Se fosse verdade que pagamos os nossos pecados por meio de várias reencarnações, por que então foi necessário que Cristo morresse na cruz? Teria a morte de Cristo ocorrido em vão? A nossa esperança está na ressurreição, pois a reencarnação não é ensinada na Bíblia.
Reflexão:
→ Será que a humanidade está evoluindo espiritualmente como ensinam os reencarnacionistas?
→ Se a reencarnação fosse uma realidade, não seria esperável que todos se lembrassem das vidas passadas?
→ Se os espíritos dos mortos reencarnam, como pode a população mundial crescer tanto? De onde vêm tantos espíritos?
→ Deveríamos imaginar que o nosso corpo é apenas uma prisão do espírito? Não foi Deus quem criou o corpo humano?
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta n° 119 referente a Hebreus 9:27-28
Pensar que o ser humano está evoluindo espiritualmente é um tremendo erro. Primeiro, porque em todas as religiões que vemos, percebemos que "não há nada de novo" (Ec 1.9 - NTLH), todas elas possuem princípios que já foram discutidos e cridos desde a Antiguidade. Segundo, porque o homem continua o mesmo, cheio de anseios e necessidades. Terceiro, porque vemos que a maldade no coração das pessoas parece ter aumentado ao invés de ter diminuído. E aí? Onde é que está tal evolução?
De acordo com algumas doutrinas, as pessoas estão caminhando rumo a outros patamares espirituais ou declinando, se o comportamento delas for pior. Fica a pergunta: por que não existe uma lembrança, já que o espírito, segundo eles, é o mesmo? E mais: não seria mais coerente nos lembrarmos daquilo que fizemos no passado para não cometer os mesmos erros e prosseguir nessa suposta evolução?
Para justificar o crescimento populacional, os que creem na reencarnação afirmam que os espíritos vêm de outros mundos e que a Terra é apenas uma das moradas existentes. Perguntamos: Em quê se baseiam para dizer isso, já que Jesus afirmou em João 14.2 (texto citado por eles para justificar tal crença) que as moradas são no Céu (casa do Pai) e não em outros mundos?
A Bíblia afirma que é o Senhor quem nos forma no ventre da nossa mãe, e no livro Dele é que estão escritos todos os nossos dias. Se fosse verdade a reencarnação, a afirmação bíblica estaria sendo incoerente.
III – Quem poderá entrar no céu?
Apocalipse 7:13-17
Essas pessoas que estão diante do trono de Deus (v. 15) vieram de uma grande tribulação, isto e, foram perseguidos por causa de sua fé. E quando observamos o texto bíblico, descobrimos que tais pessoas "lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro". Isso significa que o texto fala de pessoas que se purificaram por meio do sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus. Isso quer dizer que todo aquele que um dia pediu perdão de seus pecados e creu em Cristo como Salvador tem o direito de entrar no céu. Isso não é "conseguido pela religião, nem pelas obras, nem pela prática da caridade, mas sim pelo perdão gratuito de Cristo.
Reflexão:
→ O que haveremos de fazer no céu? Você já pensou nisso?
→ Será que nós nos lembraremos da vida aqui na terra?
→ Como seremos lá no céu? Teremos um corpo? Será o corpo futuro semelhante ao que temos hoje?
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 123 referente a Apocalipse 7.13- 17.
Sobre o céu, Deus não tem respondido a todas as nossas perguntas. Creio que Ele está uma grande surpresa para todos nós e, como já sabemos, surpresa não deve ser contada antecipadamente, não é mesmo?
A Bíblia nos diz que "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Co 2.9). Que coisa maravilhosa saber que Deus planejou algo surpreendente para todos nós no céu!
A Bíblia também menciona que no céu não haverá sofrimento, portanto, é de se esperar que aquilo que poderia nos trazer tristeza, como: lembrar-nos das pessoas queridas que partiram sem Cristo e não estarão conosco será esquecido, apagado mesmo. Aquilo que nos dará alegria será recordado, pois trará honras e glórias ao nosso Deus. Por exemplo, nos lembrar do sacrifício de Cristo na cruz em nosso lugar e do dia que reconhecemos a nossa necessidade de crer Nele como nosso Salvador pessoal.
Uma curiosidade que temos é saber como seremos lá no céu. Aliás, isso já fazia parte de muitas das conversas das pessoas com Jesus. Com relação a algumas dessas perguntas, podemos destacar que:
• teremos um corpo incorruptível. Não entrará em processo de decomposição (1Co 15.42);
• teremos um corpo glorioso (l Co 15.42);
• teremos relacionamentos fraternais, em Cristo Jesus. Não iremos nos relacionar de maneira conjugal (Mc 12.25).
IV – Será verdade que Cristo voltará outra vez?
Atos 1:11
É muito fácil perceber que a resposta é positiva. Assim como Cristo subiu aos céus, um dia de voltará. Na primeira vinda, ele veio como Salvador para sofrer em nosso lugar, mas a Bíblia também ensina que um dia Cristo voltará como juiz e rei, e todos a ele se submeterão. Para todo aquele que está preparado para encontrar-se com Cristo, a sua oração deve ser "maranata", que quer dizer: vem, Senhor Jesus.
Saiba que a volta de Cristo:
• Será física e visível: Apocalipse 1.7
• Será marcada por sinais no céu: Mateus 24.29-30
• Será precedida por muito sofrimento: Marcos 13.19-20
• Será repentina e inesperada: Lucas 12.40
• Será precedida por um grande afastamento da fé: Mateus 24.12: 2Tessatonicenses 2.3
BÍBLIA DE ESTUDO ESPERANÇA, pergunta nº 126 referente a Atos 1.11.
De nada adianta estudarmos sobre essa grande verdade se nós mesmos não nos apropriamos dela. As perguntas a seguir são para você.
• Você realmente crê na volta de Jesus Cristo?
• Se Ele voltar hoje, você tem absoluta certeza de que subirá com Ele para o céu?
• Se você morrer hoje, tem certeza de que irá para o céu?
Caso tenha respondido "não" para alguma dessas perguntas, você tem um sério problema para resolver. A boa notícia é que Deus o ama e permitiu este momento, agora, para que você se arrependa de seus pecados e desfrute a vida eterna que Jesus lhe oferece gratuitamente!
Quer receber a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida? Faça isso agora mesmo, através da oração proposta a seguir.
Senhor Jesus, reconheço que sou pecador e que tenho vivido de maneira contrária à Sua vontade. Peço perdão pelos meus pecados e também que o Senhor venha fazer parte da minha vida, dando-me condições para viver como o Senhor deseja. Peço ajuda para ser uma pessoa que vive para o Senhor e peto Senhor. Em nome de Jesus Cristo eu oro. Amem.
Se você fez essa oração, busque pessoas que possam lhe ajudar na caminhada cristã, compartilhe com elas sobre a decisão que fez e testemunhe de Jesus para outras pessoas também.
Que Jesus Cristo, o Doador da vida eterna, abençoe você e sua família!
Conclusão
Como vimos, as perguntas sobre a vida eterna fazem parte da vida cristã. Jesus falou muito sobre ela, porque Ele é o Pai da Eternidade (Is 9.6). Ele sabe que a alma humana foi criada para viver eternamente, que ela tem sede, que só se completa, que a vida só faz sentido quando sabemos que ha algo melhor após os anos passados neste mundo.
Fonte: Revista dos Jovens – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br