10.08.2020
Texto Básico: Ezequiel 1:1-3:27
Texto Devocional: 1Crônicas 29:10-18
Texto Chave: Ezequiel 2:1-2: “Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então, entrou em mim o Espírito, quando falava coigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.”
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Apocalipse 10:1-11 |
Vários trechos da profecia no Antigo e no Novo Testamento são do tipo apocalíptico". Neles se incluem visões e sonhos de Ezequiel, Daniel, Zacarias e de João em Apocalipse. Quais as características especiais desse tipo de revelação? Primeiro, relatam visões ou sonhos do profeta, que foram recebidos de Deus. Nesses é intenso o intercâmbio entre seres celestiais e terrestres. Anjos aparecem atuando no céu e na terra. Há muito simbolismo. (Ninguém vai assegurar que a "espada afiada de dois gumes" que saía da boca do Cristo glorificado em Apocalipse 1.16 fosse espada comum - compare com Hebreus 4.12 e Efésios 6.17.) Trata-se geralmente dos juízos de Deus, do fim dos tempos, e da inauguração do reino eterno. Enfatizam a soberania de Deus e o cumprimento inevitável de Seus projetos para tudo e todos.
l. As circunstâncias da primeira visão
(Ez 1:1-3)
1. Ezequiel estava "entre os exilados, junto ao rio Quebar" (Ez 1.1 NVI). Foi levado para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor junto com o jovem rei Joaquim e "todos os líderes e os homens de combate, todos os artesãos e artífices" (2Rs 24.14 NVI), em 593 a.C.
2. A data da visão
a. "Era o quinto dia do quarto mês do trigésimo ano" (Ez 1.1 NVI). Provavelmente o profeta havia atingido 30 anos, quando esperava assumir seus deveres sacerdotais no templo em Jerusalém. Deportado, não poderia nem chegar ao templo (Nm 4.3; l Cr 23.3). Parece que essa era a idade de maturidade para todo serviço importante (2Sm 5.4, Lc 3.23).
b. "Foi no quinto ano do exílio do rei Joaquim, no quinto dia do quarto mês" (Ez 1.2 NVl). As duas datas se complementam, dando o pano de fundo pessoal e político da visão.
- Ezequiel para hoje → Quando você estava (ou estiver) com 30 anos qual era (ou será) o seu principal projeto de vida? De que maneira as visões que Deus mostra a Ezequiel interferem no projeto de vida do profeta? Por quê?
II. A glória do Senhor
(Ez 1:4-28)
1. Aquilo "metia medo". Literalmente criava o temor e o terror que são sentidos diante de toda a grandeza de Deus. "Pois o Senhor Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra" (SI 47.2). Daniel teve reação semelhante (Dn 10.7-9), e também João (Ap 1.17).
2. A visão expressa o dinamismo de Deus. Tudo apresenta movimento, luz em ação, "relâmpagos e faíscas". O nosso Deus não é um ser "parado". Apesar do movimento intenso, há uma união impressionante de propósito. O Espírito dinamiza e coordena tudo.
3. A "glória" mencionada no versículo 28 aparece em pontos-chave do livro e em locais diferentes. Aparece na Babilônia, junto ao rio Quebar. Outra vez, se manifesta no templo em Jerusalém. E, ainda, o profeta registra: "A mão do Senhor esteve ali sobre mim, e de me disse: ‘Levante-se e vá para a planície, e lá falarei com você'. Então me levantei e fui para a planície. E lá estava a glória do Senhor, glória como a que eu tinha visto junto ao rio Quebar. Prostrei-me, rosto em terra" (Ez 3.22-23 NVl). Tudo demonstra que no exílio Deus ainda Se revelava aos Seus, desenvolvendo Seu projeto para o povo. Os exilados não estavam privados de seu Deus por estarem longe de Jerusalém. Atinai, Ele é "o Juiz de toda a terra".
4. O alvo das profecias de Ezequiel é que o povo de Deus seja restaurado e santificado a ponto de poder conviver com essa glória, e que a glória da presença de Deus permaneça no meio dele.
- Ezequiel para hoje → Demos graças "Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria" (Jd 24 NVI). Como podemos contemplar a glória de Deus? (2Co 4.6)
IIl. A chamada de Ezequiel
(Ez 2:3-15)
1. O profeta só pôde receber sua chamada depois que o Espírito entrou nele e o fortaleceu (Ez 2.2).
2. Pregar aos israelitas seria como habitar entre escorpiões e ser cercado de espinhos (Ez 2.6). Entre esses "escorpiões e espinhos" haveria gente insensível à santidade de Deus, incomodada pela mensagem do profeta, e falsos profetas muito ativos e plausíveis. A tarefa seria difícil, mas tinha que ser executada, senão o profeta ficaria tão desobediente como seus ouvintes (Ez 2.8).
3. Ezequiel não procurou evitar a tarefa que lhe foi proposta, discutindo com o Senhor como Moisés ("Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!" - Êx 4.10 NVl) ou como Jeremias ("Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem" - Jr 1.6 NVI). O próprio Senhor lhe garantia proteção e capacidade de aguentar a oposição dura que havia de encontrar, de suportar os "espinhos e escorpiões". “Toda a nação de Israel está endurecida e obstinada. Porém eu tornarei você tão inflexível e endurecido quanto eles. Tornarei a sua testa como a mais dura das pedras, mais dura que a pederneira” (Ez 3.7-9 NVI). Vale notar que o próprio nome "Ezequiel" significa "Deus fortalece".
4. O rolo de um livro é oferecido. Ali Ezequiel viu que “Em ambos os lados do rolo estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais" (Ez 2.10 NVI). Juízo tremendo! 10.8-9) Como em todos os trechos apocalípticos da Bíblia, o juízo antecede a :ão. Os julgamentos em Apocalipse são o preparo essencial para o estabelecimento do reino eterno. Terminadas todas as pragas finais, o louvor enche os céus: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap11.15 NVI). Ezequiel teve que pregar o juízo que viria sobre Jerusalém. Depois, porém, foi seu o privilégio de anunciar a restauração futura.
- Ezequiel para hoje → Deus não engana os que Ele chama para cumprir a Sua vontade Ao contrário, avisou o profeta de todo o preço que ele iria pagar para pregar a mensagem do Senhor. Jesus também disse a Seus discípulos: "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos" (Mt 10.16). A diferença é que Aquele que envia é o mesmo que protege.
IV. A mensagem do profeta
(Ez 2:16-27)
1. O Senhor foi muito específico quanto ao conteúdo da mensagem que Ezequiel devia transmitir (Ez 2.7;9-10). "Diga-lhe as minhas palavras" (Ez 3.4). A mensagem teria que ser transmitida em palavras, mas também dramatizada em ações. Como aconteceu com Isaías, Oseias e Jeremias, o Senhor usou até a vida familiar do profeta como ilustração das verdades proclamadas. Ele é também muito claro quanto à mensagem que os cristãos devem proclamar, e quanto ao testemunho de vida que deve autenticar a mensagem.
2. Ezequiel não só teve que ouvir bem a mensagem, mas também digeri-la. Ela teve que se tornar parte dele. Não percamos o simbolismo disso. João (livro de Apocalipse) teve que fazer o mesmo (Ap 10.9-11).
3. Apalavra de Deus era central no ministério de Ezequiel. Seria usada para julgamento, para restauração e para definir as condições de uma comunhão verdadeira com um Deus santo.
- Ezequiel para hoje → Já entendo claramente a mensagem que devo anunciar? O Senhor Jesus mandou; "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28.19-20 NVI). Conhecemos bem "tudo o que Ele nos ordenou"? Se não, como fazer discípulos de verdade?
V. Ezequiel, sacerdote ou profeta?
1. Jeremias era de família sacerdotal, mas era antes de tudo profeta. Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, era também profeta. Mas nunca deixou de pensar como sacerdote. Todo o ministério do sacerdote era altamente simbólico. O próprio tabernáculo e depois o templo, com todas as suas cerimônias e sacrifícios simbolizavam verdades espirituais: como o homem pecador poderia reatar relações com um Deus santo? Ver Hebreus 9.1-2. O que João, em Apocalipse, viu como uma cidade, Ezequiel percebeu como um templo magnífico.
2. Q ministério pastoral dos profetas era sempre importante. Depois da destruição de Jerusalém, Jeremias escolheu ficar com o povo pobre que ali restava. Na Babilônia, Ezequiel exercitava um ministério pastoral com os judeus ali no cativeiro. Esse ministério era de suma importância, pois entre os que voltaram após os setenta anos de exílio estavam Esdras, que trazia a lei de Deus para ler diante do povo e, possivelmente, manuscritos de outras Escrituras, e os ancestrais do próprio Cristo (Mt 1.11-16). Eram os "bons figos" de quem Jeremias havia falado, o "restante fiel" de Isaías.
3. Para pastorear o povo, os profetas tinham que:
a. Ter uma visão muito especial de Deus.
b. Enfatizar a soberania de Deus sobre o mundo inteiro. Jonas teve de aprender que Deus queria a salvação dos assírios também!
c. Identificar-se com os pastoreados e com o Senhor (experiências em comum muitas vezes contribuíram para isso - ver Jeremias, Ezequiel; e as experiências de sítio e de exílio, compartilhadas). Ezequiel foi chamado quando estava "no meio dos exilados". Isso nos faz lembrar do Bom Pastor, que “tornou-se carne e viveu entre nós” (Jo 1.14 NVI).
d. Transmitir a mensagem de Deus usando palavras de acordo com a realidade dos ouvintes. Essa comunicação devia levar em conta as preocupações individuais e nacionais. Ver mensagens a Zorobabel em Ageu e Zacarias (Ageu 2.23 com Jeremias 22.24, e os cavalos dos mensageiros, e de guerra, em Zacarias 1 e 6).
- Ezequiel para hoje → A visão que Deus dá a um homem é proporcional ao ministério que Ele dará a esse homem. Que você pensa dessa frase? Como ela se aplica à sua vida?
VI. A relevância de Ezequiel hoje
1. Precisamos conhecer o Deus de Ezequiel para completar o nosso conhecimento de Deus. Para compreender e conhecer o amor de Cristo, temos que participar das experiências de Deus "juntamente com todos os santos". Esses "santos" incluem todos os escritores bíblicos.
2. Temos que compartilhar a visão escatológica dele como incentivo de mudança no presente.
a. "Quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como de é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro" (1Jo 3.2-3 NVI).
b. "O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda" (2Pe 3.10-12 NVI).
c. "A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz" (Rm 13.12 NVI).
- Ezequiel para hoje → O Senhor nos revelou muita coisa sobre o fim dos tempos e os seus acontecimentos. Não fez isso para satisfazer a nossa curiosidade, e sim para que vivamos o presente de maneira responsável. "Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar" (Mt 24.45-46 NVI).
Conclusão
Ezequiel anunciou a união de Israel todo, sob o Cristo. O Novo Testamento vê a união maior, de todos os salvos de todas as nações. Jesus orou: “Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste." (Jo 17.22-23 NVI). "Façam todo o esforço para conservar a unidade. do Espírito pelo vínculo da paz" (Ef 4.3 NVI). Disse ainda: "Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. Ë necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 10.16 NVI).
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br