TV PIBCI

Leitura Diária


17.08.2020

23/08/2020 - Adultos - Jerusalém destruída!

 

 

Texto Básico: Ezequiel 4:1-7:27; 12:1-20

 

Texto Devocional: Salmo 96:1-13

 

Texto Chave: Amós 3:7: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.”

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

 Segunda

 2Reis 25:2-7

 Terça

 2Crônicas 36:15-20

 Quarta

 Lamentações 1:1-8

 Quinta

 Lamentações 2:19-22

 Sexta

 Jeremias 52:1-11

 Sábado

 Ezequiel 12:1-20

 Domingo 

 Lamentações 3:21-26

 

 

Vivemos num mundo criado e governado por um Deus santo e justo. A Escritura afirma que: "A ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça" (Rm 1.18 NVl). Por isso, durante toda a história humana ocorrem grandes atos de juízo: o dilúvio nos dias de Noé, que destruiu "toda criatura que tinha fôlego de vida", Gênesis - capítulos 6 a 8; a destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19.24-28); as pragas no Egito, nos dias de Moisés, quando Deus executou "juízo sobre todos os deuses do Egito" (Êx 12.12 Nvl). Já se disse que todos os grandes juízos de Deus na Bíblia prefiguram e garantem o juízo final.


No caso de Israel, a infidelidade à aliança com seu Deus e Redentor tornava inevitável o juízo. Isso o Senhor deixou bem claro desde o início. Leia Levítico 26.14-15, 29-31. Mesmo assim, Deus os alertava, dando possibilidade de arrependimento e livramento (Jr 7.25 NVI). Igualmente hoje, Deus continua alertando a todos: "Arrependam-se e creiam nas boas novas!"; pois só assim se escapa do juízo final(Mc 1.15; Rm 8.1 NVI).

 

 

  I. O cerco de Jerusalém dramatizado  

(Ez 4:1-7)

 

1. Os audiovisuais de Deus

Comunicador por excelência, o nosso Deus empregou vários recursos para tornar clara e inesquecível a Sua mensagem. Usou a vida familiar dos profetas. Também esses tiveram, muitas vezes, de dramatizar aquilo que proclamavam. Para ilustrar a derrota do Egito e da Etiópia pela Assíria, Isaías teve que andar três anos como se fosse prisioneiro de guerra, "nu e descalço" (Is 20.1-6). Ezequiel, de maneira semelhante, teve que encenar o cerco de Jerusalém e o exílio, assim como a fuga e o fim do rei Zedequias.

 

2. Jerusalém sitiada

(Ez 4)

 

a. O profeta se valeu de um tijolo para fazer um modelo de Jerusalém. Tomou uma assadeira de ferro para simbolizar um muro, e outros apetrechos para significar um cerco contra ela.


b. Recebeu ordem para ficar deitado de um lado durante 390 dias simbolizando os anos da iniquidade de Israel, o reino do norte. Depois, deveria ficar deitado 40 dias sobre o outro lado, o que representaria os anos do castigo de judá.

 

c. Aceitou orientação para que se alimentasse como se estivesse numa cidade sitiada - comida escassa e pouquíssima água (Ez 4.10 NVI).

 

d. Depois da queda da cidade, o exílio. O profeta teria que dramatizar esse fato também (Ez 12.1-7). Tudo seria feito à vista do povo, para que captasse bem a mensagem do Senhor (Ez 12.9-11).

 


Ezequiel para hoje Como professor, sou criativo com audiovisuais que facilitem a captação das minhas mensagens? Os profetas bíblicos se valeram, e muito, desse recurso. O maior de todos os profetas também. Quando os discípulos perguntaram a Jesus "Quem é o maior no Reino dos céus?" Ele chamou "uma criança. colocou-a no meio deles, e disse: 'Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus’" (Mt 18.1-4 NVI).

 

 

  II. O castigo dos rebeldes de Israel  

(Ez 5:1-17)

 

Outra vez, ações simbólicas. A curiosidade de todos se intensifica.

 

1. "Tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a tornarás e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba" (Ez 5.1). Rapar a cabeça era sinal de luto (Ez 27.31; Am 8.10). A humilhação total dos vencidos parece ser representada também aqui (is 7.20).

 

2. Pesado na balança o cabelo é repartido em três partes. O destino de cada uma delas reflete o destino da população de Jerusalém (Ez 5.12). Tudo isso se cumpriu num futuro próximo (2Rs 25.1-26; 2Cr 36.17-20).

 

Ezequiel para hoje A rebeldia sempre trouxe consequências desastrosas. Muitas pessoas ignoram as advertências do Senhor, achando que são ameaças vazias. Alguém advertiu: "Não cometa o erro de pensar que Deus não cumpre o que diz ou que suas palavras têm outro sentido". Pecadores gostam de acreditar que Deus nunca os castigará.

 

 

  IIl. A impotência dos líderes para salvar a cidade  

(Ez 7:1-27)

 

O pecado de tal maneira cresceu, a infidelidade à aliança era tamanha, que o "fim chegou" (Ez 7.2-3).

 

1. De nada valeu a liderança militar para evitar a desgraça (Ez 7.14).

 

2. Seu ouro e prata, e joias preciosas, nada resolveram. O profeta Sofonias já havia declarado: "Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do Senhor" (Sf 1.18). Ezequiel também teve que anunciar: "A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro lhes será como sujeira; nem a sua prata, nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor; eles não saciarão a sua fome, nem lhes encherão o estômago, porque isto lhes foi o tropeço para cair em iniquidade. De tais preciosas joias fizeram seu objeto de soberba e fabricaram suas abomináveis imagens e seus ídolos detestáveis; portanto, eu fiz que isso lhes fosse por sujeira e o entregarei nas mãos dos estrangeiros, por presa, e aos perversos da terra, por despojo; eles o profanarão" (Ez 7.19-21).

 

3. A liderança espiritual que deveria alertar o povo, como os profetas verdadeiros faziam, estava totalmente corrompida. Portanto: “Virá miséria sobre miséria, e se levantará rumor sobre rumor, buscarão visões de profetas; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos, o conselho" (Ez 7.26).

 

Ezequiel para hoje Quando chega o dia da ira do Senhor, não há poderio militar que possa livrar as pessoas. O povo usou a prata e o ouro que Deus lhe tinha dado para fazer e adorar ídolos. Como você está usando os recursos que Deus tem colocado em suas mãos?

 

 

  IV. A fuga e captura do rei Zedequias  

(Ez 12:1-28)

 

Zedequias chegou a pedir conselho a Jeremias, mas teve medo de segui-lo. "Fez o que era mau perante o Senhor, seu Deus, e não se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do Senhor. Rebelou-se também contra o rei Nabucodonosor, que o tinha ajuramentado por Deus; mas endureceu a sua cerviz e tanto se obstinou no seu coração, que não voltou ao Senhor Deus de Israel" (2Cr 36.12-13). Quebrou o acordo jurado e pagou o preço.


Além de declarar a queda da cidade, o profeta teve que fazer outro audiovisual. Por que tanto detalhe antes que acontecesse? Qual o propósito de Deus em fazer tal revelação?

 

1. A encenação da fuga do príncipe

O príncipe que está no meio deles levará aos ombros a bagagem e., às escuras, sairá; abrirá um buraco na parede para sair por ele; cobrirá o rosto para que seus olhos não vejam a terra. Também estenderei a minha rede sobre ele, e será apanhado nas minhas malhas; levá-lo-ei a Babilônia, à terra dos caldeus, mas não a verá, ainda que venha a morrer ali" (Ez 12.12-13.) Por que ele não veria a terra dos caldeus, mesmo estando lá? Ver 2Reis 25.4-7.

 

2. A profecia cumprida visa fortalecer a fé

A ação de Ezequiel seria um sinal para os seus ouvintes. Ele diria: "Eu sou o vosso sinal. Como eu fiz, assim se lhes fará a eles" (Ez 12.11). Quando a notícia toda chegasse aos ouvidos dos exilados na Babilônia, o acontecido confirmando até nos detalhes aquilo que fora revelado, haveria uma atenção muito melhor para as demais predições do profeta.

 

3. Por meio da Bíblia, o Senhor age assim

Notavelmente no caso da vinda e do ministério de Cristo, lemos: “Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome" (Jo 20.30-31 NVl). O próprio Jesus ajudou a fé de João Batista, preso, com a morte iminente, com este consolo: Voltem e anunciem ajoáo o que vocês viram e ouviram: os cegos vêem, os aleijados andam, os kprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres; e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa" (Lc 7.22-23 NVI). A fé de João Batista foi confirmada pelas profecias assim cumpridas, as quais, aliás, ele bem conhecia.

 

4. A profecia cumprida fortalece

A nossa certeza de que as profecias ainda por cumprir não falharão

 

Vejamos algumas:


a. "Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir" (At 1.11 NVI).

 

b. "Ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é" (1Jo 3.2 Nvl).

 

c. Na casa de meu Pai há muitos aposentos, se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver" (jo 14.2-3 NVI).

 

5. O nosso Deus demonstra que é Deus pelas profecias cumpridas

Ele não é como os ídolos e seus adoradores (Is 44.7-8 NTLH).


Ezequiel para hoje Quando peço orientação ao Senhor ou conselho aos servos Dele, estou pronto para seguir a orientação dada? Sou submisso para praticar o que é aconselhado? Conheço as profecias que já se cumpriram, que fazem crescer o meu conceito da grandeza de Jesus? E as profecias que ainda hão de se cumprir?

 

 

  Conclusão  

 

Logo no início do livro de Apocalipse encontramos: “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo" (Ap 1.3 NVI; compare com Lc 11.28.) Esse aviso é aplicável a todas as profecias do Antigo Testamento. "Guardar" as profecias de Ezequiel inclui ouvi-las bem, levar a sério tudo quanto o Senhor prometeu por meio delas. "Praticar" as verdades por ele promulgadas envolve tirar da nossa vida qualquer coisa que desonra o nome de Deus. "A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz" (Rm 13.12 NVI.) "Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis" (2Pe3.11-14NVl).


"Guardar" essas profecias inclui também uma apresentação clara do evangelho para que o povo de hoje se arrependa, creia nas boas novas e assim escape da ira vindoura (Rm 5.9; ITs 1.10). Sabendo que o juízo final se aproxima, temos que ser como Noé – pregador da justiça - e como Ezequiel - sentinela que alertava acerca do juízo – dando oportunidade para arrependimento e consequente livramento.

 

 

 

 

 Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web