24.08.2020
Texto Básico: Ezequiel 8:1-11:25; 14:1-23
Texto Devocional: Salmo 135:13-21
Texto Chave: Êxodo 20:4-5: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da erra. Não adorarás, nem lhes darás culto.”
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Ezequiel 8:1-18 |
A idolatria tem várias formas. Pessoas fazem imagens de materiais diversos. Muitas religiões têm imagens de seus deuses. Outros cultuam o dinheiro, e outros, ainda, a comida e a bebida (Fp 3.19 NVI). O ídolo desvia de Deus o coração e o culto de seu adepto. O Senhor castigou Israel não só pelos ídolos materiais que fizeram, mas também por aquilo que idolatravam “no coração”.
l. Ezequiel vê a cidade de Jerusalém
(Ez 8:1-4)
Sentado em sua casa com as autoridades de Judá, o profeta declarou que "a mão do Soberano, o Senhor, veio sobre mim" (Ez 8.1 NVI). Parece que assim Deus preparava o Seu servo para receber visões especiais. Ver Ezequiel 1.3; 3.14,22.
1. Alguém o levantou e o levou "em visões de Deus" para Jerusalém. Ezequiel descreve esse ser exatamente como descreveu aquele que estava sentado no trono, em Ezequiel 1.26; o que sugere que quem o levou foi o próprio Senhor, mesmo que a visão fosse
diferente ("figura semelhante a um homem” ou "figura como de fogo" - Ez 1.26 e 8.2).
2. Ezequiel colocado "à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte" (Ez 8.3). Era a porta perto do altar, onde o culto solene começava (Ez 8.5).
Ezequiel para hoje → Qual foi a “visão" que Jesus teve de Jerusalém (Mt 23.37)? Qual foi a "visão" que Paulo teve de Atenas (At 17.16)? Qual é a "visão" que você tem da sua cidade?
II. Ezequiel vê a idolatria praticada no próprio templo
(Ez 8:3-18)
1. A imagem dos ciúmes
A primeira coisa que o profeta viu foi "a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus" (Ez 8.3). Provavelmente seria um poste ídolo da deusa da fertilidade, copiado do culto pagão. O rei Manassés colocou um desses no templo. O rei Josias o destruiu, mas parece que alguém depois o substituiu. (Veja 2Rs 23.4-6; 2Cr 33.2-7.) Ali também, em contraste chocante, Ezequiel percebeu a presença da glória do Senhor!
2. A idolatria escondida (Ez 8.6-12)
a. Os objetos de culto: "toda forma de répteis e de animais abomináveis e de todos os ídolos da casa de Israel, pintados na parede em todo o redor" (Ez 8.10).
b. Os adoradores: "Setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazamos, filho de Safa, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, tendo cada um na mão o seu incensário; e subia o aroma da nuvem de incenso" (Ez 8.11). O número é sugestivo. (Ver Êxodo 24.1.) São justamente aqueles que deviam cuidar que nenhuma idolatria se praticasse entre seu povo. Se a liderança era assim, que dizer do povo em geral?
c. "Pois dizem: O Senhor não nos vê, o Senhor abandonou a terra" (Ez 8.12). Mas se enganavam. "Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (Hb 4.13 NVI).
3. O culto a Tamuz
"Mulheres sentadas, chorando por Tamuz" (Ez 8.14 NVI). Tamuz era uma divindade da Mesopotâmia ligada com a fertilidade, marido de Istar. Seu culto se alastrou por toda a região mediterrânea. Aparece como o culto de Osíris, no Egito, e de Afrodite, na Grécia. Segundo o mito, quando Tamuz morreu e desceu ao Hades, toda a vegetação morreu também e toda procriação parou. O luto por ele incluía o desejo da renovação da fertilidade nas plantas e nas pessoas. Tal culto no templo do Senhor era uma tremenda afronta ao Deus que já garantia todas essas bênçãos, safras boas, prole numerosa e vitórias, a todos em aliança com Ele e que Lhe fossem fiéis. (Leia Deuteronômio 28.1-11.)
4. Adorando o sol
"Eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente" (Ez 8.16). O culto aos corpos celestes é muito antigo. A lua era cultuada em Ur dos caldeus e em outros locais do Oriente Médio (ver Jó 31.26-28).
O sol era adorado em Canaã antigo. (Bete-Semes significa "casa ou templo do sol", provavelmente por causa do culto realizado na cidade que tinha esse nome.) A Israel tal culto era terminantemente proibido (Dt 4.19). Mesmo assim, eles o praticavam (confira os textos de Amos 5.26 e 2Reis 23.11).
Ezequiel para hoje → Existe idolatria hoje entre o povo de Deus? Tenho ídolos no meu coração? Uso amuletos para ter "boa sorte”? A carreira, a fama, o dinheiro, os objetos de consumo, os programas de TV, o futebol são mais importantes do que o Senhor? E a pornografia na internet? Essa ninguém vê a não ser o usuário do computador, mas Deus observa.
Quais os efeitos da idolatria nos outros? Quando o líder tem "ídolos" no coração, a igreja toda sofre, a família toda é contaminada, sua comunhão com o Senhor se deteriora, seu testemunho aos de fora tica estragado. Conheço as profecias que já se cumpriram, que fazem crescer o meu conceito da grandeza de Jesus? E as profecias que ainda hão de se cumprir?
IIl. O castigo
(Ez 9:1-11; 11:1-13)
Em visão, o profeta viu o juízo executado sobre os idolatras.
1. "Os guardas da cidade" (9.1 NVI). Aqui são claramente anjos, como em outras visões apocalípticas do juízo final (Mt 13.41; Ap 14.18-20).
2. Antes da morte dos ímpios, outro ser angelical recebeu a ordem: “marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela" (Ez 9.4). Quem levasse essa marca seria poupado na destruição geral.
3. O juízo cairia primeiro sobre os líderes no templo. Diz o Senhor: "começai pelo meu santuário. Então, começaram pelos anciãos que estavam diante da casa" (Ez 9.6-7). importante o comentário de Pedro: "Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?" (1Pe 4.17 NVI).
Ezequiel para hoje → A idolatria é algo que não pode ficar impune. Mas, no meio dos idolatras, havia aqueles que não estavam praticando esse pecado. Isso nos ensina que Deus sabe quem é quem. Como escreveu o salmista; “Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso" (SI 4.3). Não pense que, só por que uma pessoa convive com outras, ela tem o mesmo comportamento.
IV. A glória do Senhor
(Ez 1:1-22)
Por todo o livro de Ezequiel, "a glória do Senhor" ou, como às vezes se expressa, “a glória do Deus de Israel" aparece em pontos-chave. No início, é a base e o ambiente de seu chamado profético. Na visão do templo e do juízo que cairia sobre Jerusalém, o afastamento da glória demonstra a realidade espiritual daqueles dias. Na visão da restauração, a glória do Senhor volta a encher o templo (Ez 43.2-5).
1. Deus não suporta ficar em ambiente contaminado pelo pecado. Tanto as graves transgressões religiosas, a idolatria que se praticava até dentro do templo de Deus, como a injustiça social e a violência na cidade fizeram de Jerusalém um lugar intolerável para Deus ficar. (Is 59.2-3). Na Jerusalém celeste, cujo centro é o trono de Deus e do Cordeiro, "jamais entrará algo impuro" (leia Apocalipse 21.27; 22.3).
2. Apesar disso, o Senhor havia escolhido Jerusalém e a amava. A destruição da cidade Lhe causou dor profunda, como aquela que o profeta sentiu quando a esposa muito amada faleceu. Jesus chorou sobre Jerusalém pelo mesmo motivo. Por isso a glória do Deus de Israel foi se afastando da cidade aos poucos. Apareceu à entrada do templo (Ez 10.18), depois "se levantou da cidade e parou sobre o monte que fica a leste dela" (Ez 11.23 NVI). Da mesma maneira, Deus ama o pecador e por isso faz tudo para salvá-lo (Ez 18.31-32).
Ezequiel para hoje → Embora ela exista independente do templo, a glória do Senhor é algo que fazia parte do templo. A expressão é usada para falar da presença do Senhor. Todavia, à medida que o pecado do povo ia aumentando, a glória do Senhor ia diminuindo no templo. Ezequiel 11.23 mostra que essa glória está deixando o templo. Sem a presença de Deus no templo, nossos cultos não passam de um encontro social.
V. Ezequiel vê a restauração de Israel
(Ez 11:16-25)
1. "Os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis" (Rm 11.29 NVI). O papel de Israel na proclamação do reino de Deus fazia parte do plano de Deus para o mundo. Pois quanto ao povo de Israel se diz: "Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12.3). "Deles e a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da Lei, a adoração no templo e as promessas. Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de todos, bendito para sempre! Amem" (Rm 9.4-5 NVI). Os projetos de Deus não falham. Ele é fiel.
2. A declaração de Deus sobre a destruição de Jerusalém e a morte dos idolatras e de todos que praticavam injustiça social arrancaram do profeta o grito angustiado: "Ah! Soberano Senhor! Destruirás totalmente o remanescente de lsrael?" (Ez 11.13 NVI). O povo de Deus seria recolhido e trazido de novo à sua terra (Is 10.20-21; Am 9.14-15 NVI). O Senhor consolou da mesma maneira o Seu servo Ezequiel com a promessa da restauração de Israel à sua terra (Ez 11.16-20).
3. Deus prometeu a restauração espiritual para validar o retorno de Israel à sua herança. (Ez 11.19-20).
4. O cuidado pastoral de Deus para com o povo exilado. A primeira visão de Ezequiel já demonstrou que o Senhor é Senhor de toda a terra. Ele Se revelava não só em Jerusalém, mas em qualquer lugar em que o Seu povo precisasse da Sua ajuda. Nessa nova revelação ao profeta, vieram declarações muito consoladoras:
a. "Ainda que os lancei para longe entre as nações e ainda que os espalhei pelas terras, todavia, lhes servirei de santuário, por um pouco de tempo, nas terras para onde foram” (Ez 11.16). Logo mais o templo seria arrasado, mas o próprio Deus seria o meio de culto deles (Ap 21.22 NVI).
b. O exílio não resultaria na perda da sua herança na terra de Israel (cf. Ez 11.17).
c. Ezequiel devia transmitir tudo isso aos seus patrícios exilados, como parte importante do seu ministério pastoral junto a eles (Ez 11.25). Mais tarde veriam as profecias da tornada de Jerusalém cumpridas em todos os detalhes. Assim poderiam se sentir seguros quanto ao cumprimento das profecias de bênçãos futuras.
Ezequiel para hoje → O Deus de Ezequiel é o nosso Deus. Então, o culto tem de ser "em espírito e em verdade" (Jo 4.24). Deus é nosso santuário.
Se tirarmos da nossa vida, do nosso coração, qualquer coisa que contamina. Deus está pronto para nos restaurar, e a nossa comunhão com Ele se aprofunda (1Jo 1.7-9).
Conclusão
"Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, deforma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança” (Rm 15.4 NVI). Portanto, meditemos bem na mensagem de Ezequiel, e em todas as implicações em nossa vida, "pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o ‘sim’. Por isso, por meio dele, o ‘Amem' e pronunciado por nós para a glória ^ Deus" (2Co 1.20 NVI).
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br