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Leitura Diária


31.08.2020

06/09/2020 - Adultos - Provérbios Populares

 

 

Texto Básico: Ezequiel 8:1-11:25; 14:1-23

 

Texto Devocional: Salmo 111:1-10

 

Texto Chave: Mateus 12:36-37 NVI: “Eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados.”

 

Leia a Bíblia diariamente:

 

Dia

Texto

 Segunda

 Provérbios 1:1-7

 Terça

 Mateus 2:1-17

 Quarta 

 Malaquias 3:13-18

 Quinta

 João 6:58-69

 Sexta

 Mateus 7:24-29

 Sábado

 João 17:1-19

 Domingo

 Salmo 138:1-8

 

 

O provérbio é uma das formas mais antigas de literatura. Todos os povos os têm. Cristalizam, de forma fácil de lembrar, a sabedoria popular. No hebraico do Antigo Testamento, a mesma palavra é traduzida por "provérbio" e "parábola", e significa “comparação”. De fato um provérbio não deixa, de ser lima miniparábola. A parábola é um provérbio estendido. NA Bíblia, o provérbio é usado para ensinar e satirizar. Muitas encenações feitas pelos profetas eram parábolas em forma de drama. O rei Salomão “compôs três mil provérbios" (IRs 4.32). "Quando o gato sai de casa, os ratos passeiam”. Quem fala assim nunca está pensando em gatos ou ratos de verdade. Nem tão pouco o provérbio seguinte trata de frangos e ovos a chocar: "Não conte seus frangos antes que estejam chocados". Quando o africano comenta: "Um camelo não zomba da corcunda de outro camelo", com certeza, não está com "camelos" em mente.


Deus Se comunica de muitas maneiras, mas acima de tudo, pela Palavra; e ensinou o homem a se comunicar assim também. Os provérbios bíblicos entesouram a sabedoria divina para uso no dia a dia dos que querem praticar uma fé viva. Os provérbios populares exibem toda a filosofia de vida de seus usuários. Até o provérbio usado contra Jesus dava mostras da incredulidade de alguns de Seus ouvintes. "Jesus lhes disse: É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum’" (Lc 4.23 NVI). Tais provérbios devem ser avaliados à luz da Bíblia para ver se são válidos ou não. Tudo isso se exemplifica bem nas profecias de Ezequiel.


Provérbios e parábolas em Ezequiel

Esse profeta anota e critica os provérbios de seus patrícios. Muitas vezes refuta um provérbio errado por uma parábola carreta. Haja vista a "panela" de Ezequiel 11.3e 24.3. Ao idólatra o Senhor faz a seguinte ameaça: "Qualquer homem da casa de Israel ou dos
estrangeiros que moram em Israel que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniquidade, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o Senhor, responderei por mim mesmo. Voltarei o rosto contra o tal homem, e o farei sinal e provérbio, e eliminá-lo-ei do meio do meu povo"
(Ez 14.7-8; 17.2). Seus ouvintes achavam muito intrigante esse método de ensino. Infelizmente gostavam da história, mas evitavam aplicá-la à sua própria realidade, o que arrancou do profeta o grito angustiado: "Ah, Soberano Senhor! Estão dizendo a meu respeito: ‘Acaso ele não está apenas contando parábolas?'" (Ez 20.49 NVI).

 

Divida os alunos em quatro grupos e conte a seguinte história:

 

 

  l. O Senhor não nos vê, o Senhor abandonou a terra  

(Ez 8:12;9:9)

 

O versículo acima era o provérbio dos idolatras no templo.

 

1. Praticando as formas mais horrendas de idolatria, às escondidas, as autoridades em Jerusalém se desculpavam com esse provérbio e inconscientemente apressavam a própria destruição.

 

2. A verdade era exatamente o contrário.

a. O Senhor via e vê tudo e todos (SI 139.7-12; Pv 15.3; Jr 23.24), e o revelou a Seu profeta. (Ver Ezequiel capítulo 8).


b. Deus jamais havia abandonado a terra. Prometeu a Josué: "Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Js 1.5 NVI). E a Salomão: “Viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo" (1Rs 6.13 NVI). Aos Hebreus escreve: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: 'Nunca o deixarei, nunca o abandonarei'" (Hb 13.5 Nvl).

 

c. Todo o ministério de Ezequiel comprova isso. Apesar de muitos em Israel o abandonarem; o Senhor trabalhou intensamente para restaurar o Seu povo. Em escala maior, Deus de tal maneira Se envolveu no destino do homem criado por Ele, dando o que tinha de mais precioso para restaurar o pecador (conforme João 3.16).


Ezequiel para hoje Acreditar que Deus não consiga ver algo que estou fazendo não é uma forma de enganar a mim mesmo? E pensar que Deus me abandonou não é outra maneira de querer "aliviar" a consciência?

 

 

  II. Esta cidade é a panela, e nós, a carne  

(Ez 11:3)

 

Como cozinheiro nenhum deixa a carne boa cair da panela, antes a panela protege o cozido, assim os habitantes de Jerusalém se consideravam imunes aos ataques do invasor. Eles mesmos conseguiriam defender a cidade. Que estava errado nessa atitude?

 

1. Exibe indiferença total aos pecados pelos quais Deus entregaria a cidade nas mãos dos babilônios. A proteção dela dependia do arrependimento, do abandono da idolatria, dos assassinatos, das injustiças.

 

2. Eram autossuficientes. Esqueceram a grande verdade cantada por Salomão: "Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (SI 127.1).

 

3. Pouco tempo depois, Ezequiel ironizaria essa atitude contando sua própria parábola sobre a panela (Ez 24.1-14; Ez 24.6,11-12)

 

Ezequiel para hoje Todos da minha família são cristãos? Eu sou membro de igreja? Tudo isso garante a minha salvação? De jeito nenhum. Deus não tem "netos".

 

 

  IIl. Filho do homem, que provérbio é esse que vós tendes na terra de Israel: prolongue-se o tempo, e não se cumpra a profecia?  

(Ez 12:22)

 

Como teria nascido esse dito popular? Lembremo-nos de que as profecias de Ezequiel continham fortíssimas condenações a todos os pecados do povo de Deus e declarações enfáticas do juízo vindouro. Ao mesmo tempo, falsos profetas e profetisas negavam que haveria juízo (Ez 13.1-6,17-23; 22.27-28). Jeremias teve a mesma experiência de ver suas declarações negadas por profetas mentirosos (Jr 5.31; 14.13). Assim o povo de Jerusalém evitava levar a sério os avisos de Deus.


Ezequiel para hoje E hoje? Estou pronto para a volta de Jesus? Já estou firme Nele para não ser condenado no juízo final? Ou estou dizendo com os zombadores que Pedro cita: "O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação" (2Pe 3.4 NVI), A verdade da situação de Jerusalém era que o juízo prometido estava às portas. Poucos anos depois que essas profecias foram pronunciadas, Jerusalém e o templo foram destruídos, e os que se escondiam atrás desse slogan "confortador" morreram ou saíram como presos de guerra.

 

 

  IV. Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram  

(Ez 18:2)

 

Os pecadores de Israel, em vez de atender ao convite implícito ao arrependimento e à restauração, simplesmente negaram qualquer responsabilidade pelo tremendo castigo prestes a desabar sobre Jerusalém, a terra de Judá. Diziam: "A culpa não é minha. E de meu pai ou de meu avô".

 

1. À primeira vista, os ouvintes do profeta pareciam ter razão. Estava escrito na lei: Eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem"? (Êx 20.5) Não seria o caso de que as transgressões terríveis do rei Manassés iriam ser castigadas nas gerações seguintes? (Leia 2Reis 21.1-17.) Afinal, eram eles da quarta geração depois daquele reinado desastrado. Bem poderiam dizer: "O caminho do Senhor não é justo" (Ez 18.25; 33.20 NVI). Não haviam sofrido exílio muitos justos? O próprio Abraão, amigo de Deus, com muita coragem, tentou impedir a destruição de Sodoma e Gomorra com o argumento: Longe de ti o fazeres tal coisa, matares ajusto com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não f ara justiça o Juiz de toda a terra7" (Gn 18.25)

 

2. É verdade também que Deus trata com nações, cobrando-lhes a obediência. Haja vista as condenações em Amos Jeremias e no próprio Ezequiel (confira Amos capítulos 1 e 2; Jeremias capítulos 46-50, Ezequiel capítulos 25-32). Daniel se identifica
com o seu povo confessando o pecado e orando por ele (Dn 9.1-20). Neemias orou da mesma maneira (Ne 1.8-9).

 

3. Desde o início da aliança de Deus com Seupovo, Ele garantia que o arrependimento levaria à restauração (Dt 30.1-6).

 

4. Do outro lado, Deus trata com indivíduos também. "Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Rm 14.12). Os tratamentos diferentes, com o povo todo ou com o indivíduo, não são irreconciliáveis. Nos dois casos, a graça de Deus garante a restauração após confissão e arrependimento. Até o ímpio Manassés aprendeu essa lição (2Cr 33.9-13).


Ezequiel para hoje Até que ponto posso culpar meus pais e antepassados por meus erros e pecados? Será que os meus genes são culpados pelos desvios cometidos? O ser humano tem a tendência de encontrar desculpas para justificar seu comportamento?

 

 

  V. Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; mos exterminados  

(Ez Ez 37:11 NVI)

 

Os israelitas estavam tornados por um desespero tal que se esqueceram das promessas e dos propósitos de Deus. Deus responde a esse desespero com uma visão maravilhosa dada a Ezequiel. Confiando nas palavras dessa profecia, teriam esperança renovada. A nação renasceria. O povo que Deus restaura nunca pode ser exterminado.


Ezequiel para hoje Quando tudo vai mal na minha vida, na família, no emprego, na saúde, no convívio com os vizinhos, entro em depressão e desespero? Ou me lembro de fazer um exame honesto da minha vida espiritual, confessar e consertar qualquer coisa que esteja errada e assim renovar a comunhão com meu Senhor? (Leia 1 João 1.5-10.) Ouço e relembro as promessas de Deus para que o Seu Espírito renove minha fé e coragem? Romanos 15.4,1 3.

 

 

  Conclusão  

 

Os provérbios errados, de antigamente e de hoje, são um alerta para nós. É muito fácil ter a mente corrompida pelo que "todo mundo diz". O cristão deve conversar sim, mas cuidar do que falam e avaliar o que ouvem, especialmente antes de transmitir a outros. "Ponham aprova todas as coisas e fiquem com o que é bom" (1Ts 5.21 NVI). "O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um” (Cl 4.6 NVI). "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Ef 4.29 NVI). Para comunicar o que é bom e refutar o que não o é, é indispensável estar cheio do Espírito da verdade e da Palavra. "Habite ricamente em vocês a palavra de. Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração" (Cl 3.16 NVI). Quando procedemos assim, o Senhor fica contente. "Os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros: o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos" (Ml 3.16-17).

 

 

 

 

 

 Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

 

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