31.08.2020
Texto Básico: Ezequiel 8:1-11:25; 14:1-23
Texto Devocional: Salmo 111:1-10
Texto Chave: Mateus 12:36-37 NVI: “Eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados.”
Leia a Bíblia diariamente:
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Segunda |
Provérbios 1:1-7 |
Terça |
Mateus 2:1-17 |
Quarta |
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João 6:58-69 |
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Salmo 138:1-8 |
O provérbio é uma das formas mais antigas de literatura. Todos os povos os têm. Cristalizam, de forma fácil de lembrar, a sabedoria popular. No hebraico do Antigo Testamento, a mesma palavra é traduzida por "provérbio" e "parábola", e significa “comparação”. De fato um provérbio não deixa, de ser lima miniparábola. A parábola é um provérbio estendido. NA Bíblia, o provérbio é usado para ensinar e satirizar. Muitas encenações feitas pelos profetas eram parábolas em forma de drama. O rei Salomão “compôs três mil provérbios" (IRs 4.32). "Quando o gato sai de casa, os ratos passeiam”. Quem fala assim nunca está pensando em gatos ou ratos de verdade. Nem tão pouco o provérbio seguinte trata de frangos e ovos a chocar: "Não conte seus frangos antes que estejam chocados". Quando o africano comenta: "Um camelo não zomba da corcunda de outro camelo", com certeza, não está com "camelos" em mente.
Deus Se comunica de muitas maneiras, mas acima de tudo, pela Palavra; e ensinou o homem a se comunicar assim também. Os provérbios bíblicos entesouram a sabedoria divina para uso no dia a dia dos que querem praticar uma fé viva. Os provérbios populares exibem toda a filosofia de vida de seus usuários. Até o provérbio usado contra Jesus dava mostras da incredulidade de alguns de Seus ouvintes. "Jesus lhes disse: É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum’" (Lc 4.23 NVI). Tais provérbios devem ser avaliados à luz da Bíblia para ver se são válidos ou não. Tudo isso se exemplifica bem nas profecias de Ezequiel.
Provérbios e parábolas em Ezequiel
Esse profeta anota e critica os provérbios de seus patrícios. Muitas vezes refuta um provérbio errado por uma parábola carreta. Haja vista a "panela" de Ezequiel 11.3e 24.3. Ao idólatra o Senhor faz a seguinte ameaça: "Qualquer homem da casa de Israel ou dos
estrangeiros que moram em Israel que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniquidade, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o Senhor, responderei por mim mesmo. Voltarei o rosto contra o tal homem, e o farei sinal e provérbio, e eliminá-lo-ei do meio do meu povo" (Ez 14.7-8; 17.2). Seus ouvintes achavam muito intrigante esse método de ensino. Infelizmente gostavam da história, mas evitavam aplicá-la à sua própria realidade, o que arrancou do profeta o grito angustiado: "Ah, Soberano Senhor! Estão dizendo a meu respeito: ‘Acaso ele não está apenas contando parábolas?'" (Ez 20.49 NVI).
Divida os alunos em quatro grupos e conte a seguinte história:
l. O Senhor não nos vê, o Senhor abandonou a terra
(Ez 8:12;9:9)
O versículo acima era o provérbio dos idolatras no templo.
1. Praticando as formas mais horrendas de idolatria, às escondidas, as autoridades em Jerusalém se desculpavam com esse provérbio e inconscientemente apressavam a própria destruição.
2. A verdade era exatamente o contrário.
a. O Senhor via e vê tudo e todos (SI 139.7-12; Pv 15.3; Jr 23.24), e o revelou a Seu profeta. (Ver Ezequiel capítulo 8).
b. Deus jamais havia abandonado a terra. Prometeu a Josué: "Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Js 1.5 NVI). E a Salomão: “Viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo" (1Rs 6.13 NVI). Aos Hebreus escreve: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: 'Nunca o deixarei, nunca o abandonarei'" (Hb 13.5 Nvl).
c. Todo o ministério de Ezequiel comprova isso. Apesar de muitos em Israel o abandonarem; o Senhor trabalhou intensamente para restaurar o Seu povo. Em escala maior, Deus de tal maneira Se envolveu no destino do homem criado por Ele, dando o que tinha de mais precioso para restaurar o pecador (conforme João 3.16).
Ezequiel para hoje → Acreditar que Deus não consiga ver algo que estou fazendo não é uma forma de enganar a mim mesmo? E pensar que Deus me abandonou não é outra maneira de querer "aliviar" a consciência?
II. Esta cidade é a panela, e nós, a carne
(Ez 11:3)
Como cozinheiro nenhum deixa a carne boa cair da panela, antes a panela protege o cozido, assim os habitantes de Jerusalém se consideravam imunes aos ataques do invasor. Eles mesmos conseguiriam defender a cidade. Que estava errado nessa atitude?
1. Exibe indiferença total aos pecados pelos quais Deus entregaria a cidade nas mãos dos babilônios. A proteção dela dependia do arrependimento, do abandono da idolatria, dos assassinatos, das injustiças.
2. Eram autossuficientes. Esqueceram a grande verdade cantada por Salomão: "Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (SI 127.1).
3. Pouco tempo depois, Ezequiel ironizaria essa atitude contando sua própria parábola sobre a panela (Ez 24.1-14; Ez 24.6,11-12)
Ezequiel para hoje → Todos da minha família são cristãos? Eu sou membro de igreja? Tudo isso garante a minha salvação? De jeito nenhum. Deus não tem "netos".
IIl. Filho do homem, que provérbio é esse que vós tendes na terra de Israel: prolongue-se o tempo, e não se cumpra a profecia?
(Ez 12:22)
Como teria nascido esse dito popular? Lembremo-nos de que as profecias de Ezequiel continham fortíssimas condenações a todos os pecados do povo de Deus e declarações enfáticas do juízo vindouro. Ao mesmo tempo, falsos profetas e profetisas negavam que haveria juízo (Ez 13.1-6,17-23; 22.27-28). Jeremias teve a mesma experiência de ver suas declarações negadas por profetas mentirosos (Jr 5.31; 14.13). Assim o povo de Jerusalém evitava levar a sério os avisos de Deus.
Ezequiel para hoje → E hoje? Estou pronto para a volta de Jesus? Já estou firme Nele para não ser condenado no juízo final? Ou estou dizendo com os zombadores que Pedro cita: "O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação" (2Pe 3.4 NVI), A verdade da situação de Jerusalém era que o juízo prometido estava às portas. Poucos anos depois que essas profecias foram pronunciadas, Jerusalém e o templo foram destruídos, e os que se escondiam atrás desse slogan "confortador" morreram ou saíram como presos de guerra.
IV. Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram
(Ez 18:2)
Os pecadores de Israel, em vez de atender ao convite implícito ao arrependimento e à restauração, simplesmente negaram qualquer responsabilidade pelo tremendo castigo prestes a desabar sobre Jerusalém, a terra de Judá. Diziam: "A culpa não é minha. E de meu pai ou de meu avô".
1. À primeira vista, os ouvintes do profeta pareciam ter razão. Estava escrito na lei: Eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem"? (Êx 20.5) Não seria o caso de que as transgressões terríveis do rei Manassés iriam ser castigadas nas gerações seguintes? (Leia 2Reis 21.1-17.) Afinal, eram eles da quarta geração depois daquele reinado desastrado. Bem poderiam dizer: "O caminho do Senhor não é justo" (Ez 18.25; 33.20 NVI). Não haviam sofrido exílio muitos justos? O próprio Abraão, amigo de Deus, com muita coragem, tentou impedir a destruição de Sodoma e Gomorra com o argumento: Longe de ti o fazeres tal coisa, matares ajusto com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não f ara justiça o Juiz de toda a terra7" (Gn 18.25)
2. É verdade também que Deus trata com nações, cobrando-lhes a obediência. Haja vista as condenações em Amos Jeremias e no próprio Ezequiel (confira Amos capítulos 1 e 2; Jeremias capítulos 46-50, Ezequiel capítulos 25-32). Daniel se identifica
com o seu povo confessando o pecado e orando por ele (Dn 9.1-20). Neemias orou da mesma maneira (Ne 1.8-9).
3. Desde o início da aliança de Deus com Seupovo, Ele garantia que o arrependimento levaria à restauração (Dt 30.1-6).
4. Do outro lado, Deus trata com indivíduos também. "Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Rm 14.12). Os tratamentos diferentes, com o povo todo ou com o indivíduo, não são irreconciliáveis. Nos dois casos, a graça de Deus garante a restauração após confissão e arrependimento. Até o ímpio Manassés aprendeu essa lição (2Cr 33.9-13).
Ezequiel para hoje → Até que ponto posso culpar meus pais e antepassados por meus erros e pecados? Será que os meus genes são culpados pelos desvios cometidos? O ser humano tem a tendência de encontrar desculpas para justificar seu comportamento?
V. Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; mos exterminados
(Ez Ez 37:11 NVI)
Os israelitas estavam tornados por um desespero tal que se esqueceram das promessas e dos propósitos de Deus. Deus responde a esse desespero com uma visão maravilhosa dada a Ezequiel. Confiando nas palavras dessa profecia, teriam esperança renovada. A nação renasceria. O povo que Deus restaura nunca pode ser exterminado.
Ezequiel para hoje → Quando tudo vai mal na minha vida, na família, no emprego, na saúde, no convívio com os vizinhos, entro em depressão e desespero? Ou me lembro de fazer um exame honesto da minha vida espiritual, confessar e consertar qualquer coisa que esteja errada e assim renovar a comunhão com meu Senhor? (Leia 1 João 1.5-10.) Ouço e relembro as promessas de Deus para que o Seu Espírito renove minha fé e coragem? Romanos 15.4,1 3.
Conclusão
Os provérbios errados, de antigamente e de hoje, são um alerta para nós. É muito fácil ter a mente corrompida pelo que "todo mundo diz". O cristão deve conversar sim, mas cuidar do que falam e avaliar o que ouvem, especialmente antes de transmitir a outros. "Ponham aprova todas as coisas e fiquem com o que é bom" (1Ts 5.21 NVI). "O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um” (Cl 4.6 NVI). "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Ef 4.29 NVI). Para comunicar o que é bom e refutar o que não o é, é indispensável estar cheio do Espírito da verdade e da Palavra. "Habite ricamente em vocês a palavra de. Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração" (Cl 3.16 NVI). Quando procedemos assim, o Senhor fica contente. "Os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros: o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos" (Ml 3.16-17).
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br